Química verde: passagem para o futuro

Páginas: 6 (1481 palavras) Publicado: 5 de agosto de 2012
Química verde: passagem para o futuro
Quando uma planta recebe raios solares e se inicia a fotossíntese, o que acontece é química. Quando é jogado um comprimido efervescente em água, ocorre liberação de gás e o que acontece é química. A química sempre está presente em nosso cotidiano, então, como usá-la em favor da população e do meio onde vivemos?
Química verde, química ambiental ou químicasustentável é uma área da ciência emergente que visa evitar ou controlar o impacto causado pelas atividades humanas ao meio ambiente, como a liberação de resíduos na natureza ou excessiva emissão de efluentes na atmosfera. Essa concepção revela a hipótese de que processos químicos que causam prejuízos ambientais possam ser substituídos por alternativas menos poluentes ou não poluentes.
O uso defontes renováveis de matéria prima, a utilização de menos energia para a produção dos produtos e evitar o uso de substâncias persistentes e tóxicas, são, basicamente, os processos que a química verde deve seguir, sendo a maioria aplicado à produção industrial.
Antes de implantar a química verde em uma indústria ou instituição de ensino é preciso considerar seus doze princípios elementares que foramse consolidando ao longo dos anos.
A prevenção refere-se a ser favorável financeiramente evitar a formação de resíduos tóxicos serem do que trata-los depois, sendo o primeiro princípio. Uma das grandes metas é converter resíduos em matéria proveitosa para a sociedade. Exemplo disso é o biodiesel, que além de reutilizar os resíduos, pode ter como reagente óleo residual(de fritura), que teria comodestino o esgoto.
Como segundo princípio, a economia de átomos tem como objetivo incorporar o maior número possível de átomos dos reagentes no produto final. Falar com vi
A síntese segura é o terceiro princípio, visa estudar sínteses que utilizam e formam substâncias não nocivas à saúde humana e ao ambiente. O que causaria um bom impacto para a população seja politicamente e fisicamente, setodas as indústrias e instituições de ensino seguissem a química verde.
“O Brasil é o maior produtor e consumidor de etanol do mundo, portanto, no processo proposto para a produção do biodiesel utiliza-se o etanol (não tóxico e renovável) ao invés do metanol, oriundo de fontes não-renováveis e tóxico.” (http://oleo.ufla.br/anais_04/artigos/pdfs/a4191.pdf )

O quarto princípio é odesenvolvimento de produtos seguros, que consiste em desenvolver produtos que após efetuarem a sua devida função, não gerem danos ao meio ambiente. Com isso, o risco de novas doenças e epidemias é menor, não favorecendo apenas a população, mas também o governo de cada país e seu sistema de saúde. Gerando assim uma minimização de material residual, que para preservar os recursos naturais, se reusa, recupera erecicla, sempre que possível, os resíduos químicos.
O uso de solventes e auxiliares seguros pretende inibir o uso de substâncias auxiliares como solventes e secantes, porém quando for necessário, essas substâncias devem ser de fácil reutilização, vem como o quinto princípio.
O sexto princípio, a busca pela eficiência de energia, fundamenta-se a partir dos métodos de conseguir energia quedeverão ser levados à pressão e temperaturas ambientes, para reduzir o consumo de energia durante um procedimento químico que significa um impacto econômico e ambiental. Trazendo com isso, um avanço vantajoso para a sociedade.
O uso de fontes de matéria-prima renováveis, como sétimo princípio, propõe a utilização de matérias-primas renováveis, sempre que economicamente viável, deve ser escolhida emfunção dos prejuízos das fontes não renováveis. Ajudando assim, o habitat natural dos seres que vivem na natureza e o meio ambiente.
O oitavo princípio é evitar a formação de derivados.
“Processos que envolvem intermediários com grupos bloqueadores, proteção/desproteção, ou qualquer modificação temporária da molécula por processos físicos e/ou químicos devem ser evitados.”
(Fonte:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Química Verde
  • Química Verde
  • Quimica verde
  • quimica verde
  • quimica verde
  • Química verde
  • Quimica Verde
  • Quimica Verde

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!