Química-polímeros no nosso cotidiano

Páginas: 4 (887 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2011
POLÍMEROS NO COTIDIANO

EM NOSSO COTIDIANO

Você já parou para pensar o que seria da modernidade sem a presença dos polímeros sintéticos? Para ser mais preciso, imagine um carro sem o conforto emseu interior? Ou como seria difícil escrever com penas de ave, ou ainda vestir roupas feitas com lã de carneiro? Isso sem falar no computador, que é o maior exemplo de avanço tecnológico.
Poissaiba que todo o conforto que usufruímos hoje depende da presença de polímeros em nosso cotidiano. Os painéis, estofados e acessórios que compõem os luxuosos carros são feitos a partir desta classe decompostos orgânicos: os polímeros sintéticos. E mais: a caneta com que escrevemos, as roupas feitas com os mais variados materiais (nylon, ryon), a estrutura dos computadores (teclado, mouse, CPU),enfim, vários objetos que fazem parte da vida moderna contém em sua composição algum tipo de polímero sintético.
Pode-se afirmar que nos países mais desenvolvidos são gastos anualmente mais de 100 quilosde polímeros sintéticos por habitante, ou seja, são compostos essenciais para nossa sobrevivência. Tudo isso seria benéfico se não fosse o perigo representado pelo aumento no uso de polímeros. Elessão uma grande ameaça para a humanidade em razão do descarte incorreto: os rios, mares e áreas verdes recebem diariamente centenas destes materiais que possuem a propriedade de não serem biodegradáveis.Sendo assim, se acumulam na natureza contaminado o ambiente.
Para continuarmos usufruindo dos benefícios dos polímeros, precisamos nos conscientizar dos perigos do descarte incorreto, para que apoluição não responda por nossos atos. A presença de polímeros pode ser somente para o nosso bem!

A ORIGEM DOS PLÁSTICOS

A origem da palavra plástico vem do grego plastikós, que significa adequadoà moldagem. Plásticos são materiais formados pela união de grandes cadeias moleculares chamadas polímeros que, por sua vez, são formadas por moléculas menores denominadas monômeros.
Os plásticos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Química do Cotidiano
  • Quimica no cotidiano
  • Química no cotidiano
  • A química no cotidiano
  • quimica e cotidiano
  • Quimica Polimeros
  • quimica dos polimeros
  • Química do cotidiano

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!