Química- Partículas Elementares

Páginas: 9 (2032 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014

Partículas Elementares
Índice
Introdução 2
Evolução dos modelos da matéria 2
Modelo Atômico Atual 3
Detecção e identificação de partículas 4
A natureza e a intensidade das forças nas transformações das partículas 4
Conclusão 6
Bibliografia 7



Introdução
Em física de partículas, uma partícula elementar é uma partícula da qual outraspartículas maiores são compostas. Por exemplo, átomos são feitos de partículas menores conhecidas como elétrons, prótons e nêutrons. Os prótons e nêutrons, por sua vez, são compostos de partículas mais elementares conhecidas como quarks. Um dos mais notáveis da física de partículas é encontrar as partículas mais elementares – ou as co-denominadas partículas fundamentais – as quais constroem todasas outras partículas encontradas na natureza, e não são elas mesmas compostas de partículas menores. Historicamente, os hádrons (mésons e Bárions tais como o próton o nêutron) e até mesmo o átomo inteiro já foram considerados como partículas elementares.
Evolução dos modelos da matéria
John Dalton foi um inglês que viveu de 1766 a 1844.
Dalton afirmava que o átomo era a partícula elementar, amenor das particulas que constituiam a matéria. John Dalton apresentou seu modelo atômico em 1808. Ele comparava o atomo com uma minuscula esfera maciça, impenetravel, indestrutivel, indivisivel e sem carga. Todos os átomos de um mesmo elemento químico são idênticos.
Este modelo atômico ficou conhecido como "Modelo Da Bola De Bilhar".
J.J. Thomson foi um físico inglês que ao pesquisar os raioscatódicos demonstrou que estes podem ser interpretados como um feixe de partículas de carga negativa.E então os deu o nome de elétrons.
Após varias experiências utilizando campos magnéticos e elétricos,Thomson,determinou a relação entre carga e massa do elétron.
Assim Thomson conclui que os elétrons deveriam ser constituintes de todos os tipos de matéria.
Com base em suas conclusões J.J. Thomsonderrubou o modelo do átomo indivisível e apresentou o seu modelo, denominado de "modelo do pudim de passas", pois tratava-se de uma massa contínua positiva, onde nela incrustavam-se as particulas negativas, os elétrons.
Rutherford baseia seu modelo atômico na experiência realizada junto com seus colaboradores.Onde uma lamina de ouro, muito fina , foi bombardeada por partículas alfa(que erampositivas) Assim, ele observou que para cada 10.000 partículas que incidiam na lamina, aproximadamente uma era desviada ou refletida
Com isso, puderam concluir que o raio do átomo era 10.000 vezes maior que o do núcleo.
Então em 1911 surgiu, o modelo do átomo nucleado. Segundo este modelo o átomo era composto de um núcleo central de carga positiva e este era muito pequeno, mas com grande concentraçãode massa, e uma eletrosfera muito maior do que o núcleo porem com uma massa muito pequena.Na eletrosfera ficavam os elétrons (carga negativa). Baseado na descoberta de sua radiotividade, sugeriu que o átomo deveria ser formado por uma esfera positiva, não maciça e "incrustada" de elétrons, de modo que a carga total fosse nula. Uma explicação razoável para os fenômenos que ilustramos é de que todamatéria , no estado normal, contém particulas elétricas que se neutralizam mutuamente; quando ocorre atrito, algumas dessas partículas tendem a migrar de um corpo para outro, tornando-os eletrizados.
No modelo de Rutherford notam-se dois equívocos:
= >uma carga negativa, faz um movimento ao redor de uma carga positiva parada,este movimento torna-se espiralado em direção a carga positiva e elaschocam-se.
= >uma carga negativa está em movimento, irradiando ou seja perdendo energia, que é nada mais nada menos do que emitir radiação,porém sabe-se que um átomo em estado normal não emite nenhuma radiação.
Niels Bohr, físico dinamarquês conseguiu corrigir esses equívocos tendo como base a seguinte ideia:
Um elétron adquire somente determinadas energias.E cada energia tem sua órbita...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Partículas Elementares
  • Partículas Elementares
  • Particulas Elementares
  • Partículas Elementares
  • Particulas elementares
  • Particulas Elementares
  • Partículas elementares
  • Partícula Elementar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!