Química orgânica

Páginas: 2 (287 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
Química Orgânica

As substâncias orgânicas já existiam na pré-história. Um composto orgânico que prova esta afirmação é o álcool etílico, o qual surgiu da primeira fermentação dosuco de uva, tal reação deu origem ao vinho. Já a disciplina Química Orgânica surgiu para estudar o Carbono, mas o que torna este elemento essencial na formação dos compostos orgânicos? Estaseção abrange estas e outras propriedades deste elemento fundamental para a vida. É válido ressaltar que o carbono está presente na porcentagem de 60 % em massa do organismo humano, comotambém em todos os seres vivos.

Teoria da força vital

Teoria da força vital foi uma antiga teoria em que se acreditava que apenas seres vivos pudessem produzir matéria orgânica.Já no século XVIII, o químico francês Antoine Laurent de Lavoisier , experimentou os átomos de carbono juntamente com os de hidrogênio concluiu que o elemento carbono está presente nassubstâncias orgânicas, e que raramente, eram necessários nos processos.
Em 1776, o químico Torbern Olof Bergman classificou a Química em:
* Orgânica: estuda os compostos obtidos dosseres vivos, conhecidos por compostos orgânicos.
* Inorgânica ou Mineral: estuda os compostos obtidos do reino mineral, conhecidos por compostos inorgânicos.

Queda da Teoria daforça vital

Em 1828, Friedrich Wöhler, discípulo de Berzelius, a partir do cianato de amônio, produziu a uréia; começando, assim, a queda da teoria da força vital. Essa obtenção ficouconhecida como síntese de Wöhler.
Pierre Eugene Marcellin Berthelot realizou toda uma série de experiências a partir de 1854, e em 1862 sintetizou o acetileno, utilizando um arcoelétrico entre dois eletrodos de carbono em atmosfera de hidrogênio. Em 1866, Berthelot obteve, por aquecimento, a polimerização do acetileno em benzeno. E “enterra” a teoria da força vital.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Quimica organica
  • Quimica organica
  • Quimica organica
  • quimica Organica
  • QUÍMICA ORGANICA
  • Quimica Organica
  • Química Orgânica
  • quimica organica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!