Química orgânica

Páginas: 7 (1714 palavras) Publicado: 6 de abril de 2013
I - ÁLCOOIS
Definição: O álcool são compostos derivados de hidrocarbonetos, reativos a substituição do hidrogênio, que possui na sua estrutura um ou mais grupos de hidroxilas, -OH, ligados a carbonos saturados.

Nomenclatura/Classificação: A nomenclatura dos álcoois é baseada nos hidrocarbonetos de que derivam: basta substituir a letra "o" do final por "ol". Se essa nomenclatura for ambíguaquanto à posição da hidroxila, o sufixo "ol" deve ser por ela precedido.
Por exemplo, propan-2-ol indica um grupo hidroxila ligado ao carbono 2 do propano. Também pode ser escrito 2-propanol.
Em certos casos, o álcool possui outros sufixos, dependendo da quantidade de grupos hidroxila.
-ol: quando a cadeia possui apenas um grupo hidroxila.
Ex: Etanol(CH3-CH2-OH) - Diol: quando existem doisgrupos hidroxila na cadeia carbônica.
Ex: pentano-1,2-diol
-Triol: quando a cadeia possui três grupos hidroxila.
Ex: hexano-1,2,3-triol.

Álcoois primários: Os álcoois primários têm o grupo hidroxila ligado a um carbono primário. A fórmula geral é:

Álcoois secundários: Os álcoois secundários têm o grupo hidroxila ligado a um carbono secundário. A fórmula geral é:


Álcoois terciários:Os álcoois terciários têm o grupo hidroxila ligado a um carbono terciário (ligado a outros 3 carbonos). A fórmula geral é:


Propriedades físicas: As moléculas dos álcoois, por possuírem o grupo polar OH, pode-se dizer, são ligadas entre si pelos mesmos tipos de forças intermoleculares que agregam as moléculas de água umas às outras - as ligações de hidrogênio. Por essa razão é possível fazeruma mistura homogênea dessas substâncias. Com o aumento da cadeia carbônica, entretanto, o grupo OH começa a perder importância, pois a maior parte da molécula é um hidrocarboneto. Os álcoois então tornam-se mais viscosos, menos voláteis e menos solúveis em água. A viscosidade e a solubilidade dos álcoois em água varia se o número de hidroxilas variar. Dependendo do número de hidroxilas, ospontos de fusão e ebulição do álcool podem aumentar ou diminuir.

Métodos de obtenção:
1) Reação de aldeídos ou cetonas com hidreto: Os aldeídos e cetonas podem ser tratados com fornecedor de hidretos (ex: LiAlH4) e posteriormente, em meio ácido. Assim, eles fornecerão álcoois.

2) Hidratação de alcenos: Ao colocar um alceno em meio ácido, este reage com a água. O resultado dessa reação é umálcool.


3) Reação de aldeídos ou cetonas com reagente de Grignard: Aldeídos ou cetonas reagirem com o composto de Grignard e produzem álcool.


4) Hidrólise de ésteres: Os éteres podem ser hidrolisados, resultando um álcool e um ácido carboxílico. Em meio básico temos a seguinte proposta:


Em meio ácido teríamos o seguinte:


Reações:
1) Reação com haletos de fósforo: Pode-se obterhaletos pela reação de um álcool com haleto de fósforo.

2) Reação com HX diluído: Os álcoois podem ser tratados com ácidos halogenídricos (HX), produzindo haletos.


3) Reação com HI concentrado: O HI pode reagir com álcoois, produzindo alcanos.


4) Eliminação em dióis: Os diálcoois em meio ácido e a temperaturas elevadas podem produzir dienos.






II - ÉTERES:
Definição:Éter é um grupo de moléculas orgânicas, em que as suas estruturas são caracterizadas pela presença de um átomo de oxigênio ligado a dois (e entre estes) de carbono da cadeia.

Nomenclatura/Classificação: Nome da cadeia mais simples (prefixo + oxi) + nome da cadeia mais complexa (prefixo + infixo + o). Ex.: metoxietano
O infixo indica o tipo de ligação: Se for somente simples usa-se "an". Duplaligação, usa-se "en". Se houver um tripla ligação, usa-se "in".
Há os poliéteres, são compostos com mais de um grupo éter. O termo geralmente refere-se a polímeros.

Propriedades físicas: Sendo o ângulo entre as ligações R-O-R diferente de 180o, devido ao efeito da repulsão dos pares eletrônicos não ligantes do oxigênio, os momentos de dipolo das duas ligações não se anulam mutuamente. Por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Quimica organica
  • Quimica organica
  • Quimica organica
  • quimica Organica
  • QUÍMICA ORGANICA
  • Quimica Organica
  • Química Orgânica
  • quimica organica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!