Química orgânica

Páginas: 7 (1514 palavras) Publicado: 20 de maio de 2012
Universidade Estadual de Santa Cruz
Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas
Disciplina Química Geral II

Equilíbrio Químico das Reações

Ingrid Brito Barbosa¹

1 – Discente do curso Bacharelado em Química


Ilhéus – Ba
Dezembro de 2011

1 – Introdução
Reações químicas são feitas a todo tempo, seja em laboratórios, nas ruas ou até mesmo em nossa casa. O que sabemos delas éque elas ocorrem quando as características dos reagentes são modificadas, seja por mudança de coloração, desprendimento de gás ou por aparecimento de um precipitado.
Mas, o que ocorre na verdade no processo de reação é que eventualmente elas não se completam. Depois de um certo tempo, tudo parece ‘parar’, a mudança na cor o gás parando de se desprender. Essa estagnada no tempo é chamada deequilíbrio químico que é como se os produtos e reagentes dividissem o mesmo espaço se interconvertendo rapidamente [ ].Para que o estado de equilíbrio seja atingido, é necessário que o sistema seja fechado e sua temperatura seja constante[ ].
Por ser dinâmico o equilíbrio químico envolve dois processos que ocorrem exatamente na mesma velocidade sendo que um deles sempre estará neutralizando o outro. Oequilíbrio químico pode ser homogêneo, quando seus elementos se encontram no mesmo estado físico ou podem ser heterogêneos quando estão em estados diferentes[ ].
Sendo assim é ‘falso’ o termo que comumente os químicos se atrevem a usar dizendo que uma reação se completou. Nenhum reagente é totalmente consumido nas reações, eles apenas se encontram em quantidades tão minúsculas que se torna quaseimpossível de ser calculada, dando a reação um conceito de estabilidade quando seus reagentes e produtos alcançaram um equilíbrio[ ].

2 – Objetivo

Caracterizar o estado de equilíbrio de sistemas químicos e reconhecer os fatores que influenciam no Equilíbrio através de conhecimentos do Princípio de Le Chatelier, assim como determinar a expressão da constante de equilíbrio.

3 – Materiais eProcedimentos

3.1 – Material Utilizado
* 4 béqueres de 50 mL
* 1 conta – gotas
* 8 tubos de ensaio
* Suporte para tubos de ensaio
* 2 pipetas graduadas de 2 mL
* Pêra
* Água destilada
* Solução de hidróxido de sódio (NaOH)
* Solução de ácido clorídrico (HCl)
* Solução de dicloreto de bário (BaCl2)
* Solução de íon dicromato 2- ( Cr2O7)
* Solução deíon cromato 2- (CrO4)

3.2 – Procedimento

O procedimento se iniciou quando foi vertido 2 mL de íon cromato amarelo em 4 tubos de ensaio, e 2mL de íon dicromato alaranjado nos outros quatro tubos de ensaio apoiados no suporte.
Assim, seguindo com o roteiro para cada tubo. No 1º tubo contendo dicromato foi vertido 40 gotas de solução de hidróxido de sódio a 0,5 mol/L, comparou – se asolução contida no tubo com as outras soluções e verteu – se 5 mL de ácido clorídrico e o tubo foi agitado para verificar mudança de coloração.
No 2º tubo contendo cromato foi vertido 0,5 mL de ácido clorídrico verificou – se a cor e no mesmo tubo em seguida foi vertido 1 mL de hidróxido de sódio.
O procedimento ( c ) foi para verificar o aspecto da solução, um outro tubo contendo cromato foi usadosendo vertido neste 4 gotas de cloreto de bário e a um outro tubo contendo dicromato foram vertidas 11 gotas de cloreto de bário.
No procedimento ( d ) foi feito uma comparação com o aspecto da solução e a coloração, usando mais dois tubos um contendo cromato onde foi vertido uma quantidade a vulso de hidróxido de sódio e logo após uma quantidade não medida de cloreto de sódio e foi verificado oque ocorreu, e em outro tubo contendo dicromato o mesmo processo foi feito.
O último procedimento ( e ) também comparou o aspecto e a coloração. Um tubo de ensaio com cromato foi usado e nele foi vertido uma quantidade não medida de ácido clorídrico e logo após uma quantidade de cloreto de bário, assim também foi feito com a solução de dicromato e verificou –se o que ocorreu nas duas soluções....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Quimica organica
  • Quimica organica
  • Quimica organica
  • quimica Organica
  • QUÍMICA ORGANICA
  • Quimica Organica
  • Química Orgânica
  • quimica organica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!