Química Orgânica Sulfuradas

Páginas: 5 (1140 palavras) Publicado: 16 de novembro de 2014
Lukas Angelim Matos – S3- Tecnologia Processos Químicos
24/10/2014 Professor: Vinício
1. Conceitue as funções consideradas como tiocompostos.
Os compostos sulfurados ou tiocompostos são compostos orgânicos que possuem um ou mais átomos do elemento enxofre em sua estrutura. Daí o uso do termo tio, que é uma palavra que vem do grego theion, que significa “enxofre”.Tioálcool: Também conhecidos como tioálcool, o tiol é uma função orgânica caracterizada pela ocorrência do grupo funcional –SH, denominado grupo tiol, ou grupo sulfidrilo, ou, ainda, grupo mercaptano (do latim, mercurim captans, que quer dizer captador de mercúrio e tem a ver com a afinidade desse grupo com o elemento mercúrio) que podem ser comparadosquimicamente com a função álcool. A diferença entreambos está na “troca” do oxigênio do grupo álcool (-OH) pelo enxofre no grupo tiol (-SH).
Tioéter: Os tioéteres são compostos orgânicos com estrutura e características químicas semelhantes aos éteres, diferenciado-se na composição molecular, pela substituição do oxigênio pelo enxofre. O prefixo TIO indica a substituição de um oxigênio por um enxofre. A nomenclatura é semelhante a dos éterescorrespondentes trocando-se a terminaçãoÓXI por TIO.
Sulfóxido: Um sulfóxido é um composto de estrutura R2S=O, em que R não é hidrogénio1 . Estes compostos contém um grupo sulfinilo ligado a dois átomos de carbono; também pode ser considerados como tioéteres oxidados. Como exemplo, a aliina é um sulfóxido que pode encontrar na natureza (no alho).
Sulfona: Uma sulfona é um composto químico contendoum grupo sulfonil ligado a dois átomos de carbono. A estrutura é análoga à das cetonas. O átomo de enxofre se une aos dois oxigênios por ligações duplas e por ligações simples aos dois hidrocarbonetos substituintes. A fórmula estrutural geral é R-S(=O)(=O)-R', onde R e R' são os radicais orgânicos.1 Sulfetos são muitas vezes o material de partida para sulfonas por oxidação orgânica, sendo os compostosintermediários os sulfóxidos. Por exemplo, dimetil sulfeto é oxidado a dimetil sulfóxido e então a dimetil sulfona.
Na reação de Ramberg-Bäcklund e na reação de olefinação de Julia sulfonas são convertidas em alcenos pela eliminação de dióxido de enxofre.

Ácidos sulfônicos:  Em química orgânica, ácidos sulfônicos são uma classe de ácidos orgânicos com a fórmula geral R-S(=O)2-OH, onde R éusualmente umhidrocarboneto de cadeia lateral.
Ácidos sulfônicos são tipicamente ácidos mais fortes que seus ácidos carboxílicos equivalentes, e tem tendência única de ligar-se firmemente à proteínas e carbohidratos; a maioria dos corantes "laváveis" são ácidos sulfônicos (ou têm o grupo funcional sulfonil neles) por esta razão. Eles são também usados como catalisadores e intermediários para umasérie de diferentes produtos. Ácidos sulfônicos e seus sais (sulfonatos) são usados extensivamente em produtos tais como detergentes, drogas do tipo sulfas, antibacterianas, resinas trocadoras de íons (usadas em purificação de água por deionização) e corantes.
O mais simples exemplo é o ácido metanossulfônico, CH3SO2OH, o qual é um reagente regularmente usado em química orgânica. Ácidop-toluenosulfônico é também um importante reagente.são compostos derivados do ácido sulfúrico.

2. Cite as propriedades destes materiais.
Praticamente todos os Tioálcoois são muito leves, voláteis e insolúveis em água. Possuem odor característico e são facilmente percebidos, mesmo em pequenas concentrações. São reativos a Mercúrio  e outros metais de alta massa molecular, formando compostos cristalinos.
OsTio éteres, por serem irritantes às mucosas, foram utilizados como gases tóxicos durante a Segunda Guerra Mundial, pois também apresentam alta volatilidade e ação sufocante. Hoje, não possuem ação comercial ou importância significativa.

3. Pesquise algumas aplicações para os tiocompostos.
O etanotiol é o Tioálcool mais utilizado, e sua aplicação maior é dada na síntese de sulfonal...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Quimica organica
  • Quimica organica
  • Quimica organica
  • Quimica organica
  • quimica Organica
  • QUÍMICA ORGANICA
  • Quimica Organica
  • Química Orgânica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!