QUÍMICA GERAL

Páginas: 5 (1228 palavras) Publicado: 22 de setembro de 2015
Fichamento 2
Estrutura Atômica
Matéria:
É tudo aquilo que tem existência física, algo real. Água, terra, ar, borracha, porcelana e papel são exemplos de matéria. Ao contrário do quem muitos pensam a matéria não se apresenta apenas na forma sólida, mas também na forma líquida e gasosa.
Evolução de Modelo Atômico:
Modelos atômicos foram sugeridos, desde a Antiguidade, por gregos como Demócrito(420 a.C.) e Leucipo (450 a.C.), que toda a matéria era formada por pequenos corpos indivisíveis. Chamaram estes corpos de átomo (que em grego a significa não e tomos significa divisível).
Desde então passou por modelos propostos por Dalton(1803) e por Thomson (1898), até chegar ao modelo mais atual que foi criado por Rutherford, em 1911. Segundo ele, o átomo consiste em um núcleo pequeno quecompreende toda a carga positiva e praticamente a massa do átomo, e também de uma região extranuclear que é um espaço vazio onde só existem elétrons distribuídos.
Mais tarde, em 1914, Rutherford conceituou o núcleo atômico que é uma partícula que tem uma massa maior que a do elétron, mas se tratando da carga, o núcleo e o elétron possuem cargas iguais, mas de sinais opostos. Os elétrons possuem carganegativa e o núcleo possui carga positiva.

Rutherford, em 1920, afirmou que essa carga positiva deve-se à presença de prótons, nome proposto por ele. Em 1913, o átomo passou por um aperfeiçoamento realizado pelo físico dinamarquês Niels Bohr, que dividiu a eletrosfera em sete camadas, chamadas atualmente de camadas de valência.
Fatos Históricos:
Lei da conservação das massas:
Os estudosexperimentais realizados por Lavoisier levaram-no a concluir que, numa reação química que se processe num sistema a massa permanece constante, ou seja, a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos:
m(reagentes) = m(produtos)
“Numa reação química que ocorre em sistema fechado, a massa total antes da reação é igual à massa total após a reação”.
Ou ainda, numa reação química amassa se conserva porque não ocorrem criação nem destruição de átomos. Os átomos são conservados; eles apenas se rearranjam. Os agregados atômicos dos reagentes são desfeitos e novos agregados atômicos são formados. Ou filosoficamente falando: “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.
Características elétricas da matéria:
Quando falamos em Eletrostática estamos nos referindo acargas elétricas estáticas, ou seja, cargas elétricas paradas. Através de simples experiências em que atritamos dois corpos, vemos o fenômeno da eletrização. É através desse processo, o atrito, que ocorrem as transferências de elétrons de um corpo para outro. Por conta dessa transferência de elétrons, percebeu-se também uma força de atração e repulsão. Essa força se deve a uma propriedade damatéria denominada carga elétrica. Assim, podemos dizer que essa força é de natureza elétrica.
Existem dois tipos de cargas elétricas com comportamentos opostos. As partículas elementares do átomo são os nêutrons, elétrons e prótons. Embora os prótons e elétrons tenham massas totalmente diferentes, eles possuem cargas elétricas opostas, ou seja, de mesmo módulo, porém de sinais contrários. Por conta deuma convenção, determinou-se que os prótons são portadores de cargas positivas e os elétrons são portadores de cargas negativas; já os nêutrons não possuem cargas.
A quantidade de carga elétrica total (Q) será sempre um múltiplo inteiro (n) vezes o valor da carga elementar (e). Essa quantidade de carga pode ser determinada através da seguinte expressão:
Q=n .  e
Quase todos os corpos estãoeletricamente neutros. Tal fato acontece porque o número de prótons em uma molécula ou átomo é igual ao número de elétrons. Caso haja uma desigualdade entre o número de prótons e elétrons, teremos um íon. Os íons são moléculas ou átomos eletrizados.
Descoberta da Radioatividade:
Em 1896, o francês Henri Becquerel descobriu aradioatividade, ele estudava os efeitos da luz solar sobre determinados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Quimica geral
  • Quimica geral
  • quimica geral
  • Quimica Geral
  • Quimica Geral
  • quimica geral
  • quimica geral
  • Quimica Geral

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!