Química das sensações

Páginas: 9 (2176 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ-UECE

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA-CCT

CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA























QUÍMICA DAS SENSAÇÕES









REALIZAÇÃO DO SEMINÁRIO: 21 /08/2012

GRUPO: DANIELE LADISLAU DA COSTA

DAYANNE SILVAFortaleza/CE

Agosto 2012.


1. Introdução




O tema a química das sensações é visto com certa curiosidade, pois se trata de um assunto pouco comentado e discutido apesar de está relacionado com o próprio ser humano.

O estudo dos sentidos é bem mais abrangente e interessante do que se pode imaginar, nele está contido uma gama de conhecimentosna área de química, biologia, física e surpreendentemente: social e cultural.
O sistema nervoso central é o responsável por decodificar não só tudo o que sentimos, mas também tudo o que pensamos, todos os nossos movimentos, comportamentos, bem como tudo o que ocorre no organismo. Isso quer dizer que todas as sensações agradáveis como: satisfação, prazer, carinho, amor e saudade,assim como as não agradáveis como: decepção, dor, raiva, angústia, depressão, ansiedade são de responsabilidade dele. Todas essas atividades integradas às funções cerebrais dão origem ao que chamamos de mente e ela é individual, característica e única. (RETONDO, 2008)

É importante notar que o tema proposto é de fato abrangente, logo a ênfase será dada ao estudo das sensações relacionado aossentidos do corpo humano como: Visão, Olfato e Paladar. Dentro de cada sensação a natureza do conteúdo científico é bastante complexa, mas o tema será abordado de forma esclarecedora e dinâmica.



2.Fundamentos Teóricos



-VISÃO


Em termos científicos, o que atinge nossos olhos não são as cores e sim pulsos de energia eletromagnética que nosso sistema visual percebe como cor.(MYERS, 2006)
Quando um objeto é iluminado ele absorve uma certa quantidade de energia e emite a restante, dependendo do comprimento de onda da luz refletida, por exemplo na faixa de 600 a 700nm enxergaremos a cor vermelha.
Para que os olhos enxerguem um objeto é preciso que esse objeto esteja iluminado. Os raios de luz se refletem nele e atravessam várias partes do olho:entram pela córnea, passam pela pupila e chegam ao cristalino, onde se refratam, ou seja, se desviam; por isso, quando chegam à retina, forma-se uma imagem invertida do objeto. Como esquematizado na figura.
[pic]

- Etapas que envolvem o fenômeno da visão

A luz entra no olho através da córnea, que protege o olho e curva a luz para fornecer o foco; Essa luz, então passa através da pupila,uma abertura pequena e ajustável; A íris, um músculo que está em volta da pupila, regula a intensidade da luz; O cristalino, foca os raios que entram em uma imagem invertida sobre a superfície superior do olho; Na superfície do globo ocular se encontra a retina, que é um tecido com múltiplas camadas e é nela que ocorrem uma série de reações químicas que promovem o fenômeno da visão.
É naretina que se encontram os fotorreceptores, que são células especializadas em captar energia da região do visível e enviar mensagens para o cérebro que as decodifica em imagens visuais.
Os fotorreceptores são células que absorvem energia luminosa com comprimentos de onda que variam de 400nm a 700nm, que compreende a região do visível do espectro eletromagnético.
Eles são divididos em cones ebastonetes.
Os bastonetes captam fótons de comprimentos de onda que variam de 400nm a 600nm, sendo muito sensíveis a luz.
Os cones são responsáveis por distinguirmos as cores, as formas, as texturas e os movimentos; os cones precisam de muita luz para serem ativados.

- Química nos fotorreceptores


Como vimos, para que enxerguemos são necessários vários fenômenos físicos, mas no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sensações
  • Sensações
  • Sensações
  • sensações
  • Sensações
  • Fisiologia das sensações
  • Questoes Sensações
  • Sensações somaticas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!