Química analítica

Páginas: 5 (1201 palavras) Publicado: 2 de maio de 2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 2
1.1 sUBITEM 2
1.1.1 Sub subitem 2
2 Objetivos 2
2.1 Objetivo Geral 2
2.2 Objetivos Específicos 2
3 Procedimento experimental 2
3.1 MATERIAIS 2
3.2 metodologia 2
4 RESULTADOS E DISCUSSÃO 2
5 CONCLUSÕES 2
Referências 2
ANEXO – MEMORIAL DE CÁLCULO 2
Introdução

Os métodos volumétricos que se baseiam na formação de compostos pouco solúveis são chamados detitulações de precipitação. Para poderem ser utilizadas, as reações de precipitação devem ocorrer em um curto espaço de tempo, que o produto final seja insolúvel e deve oferecer condições para a visualização do ponto final.
Um problema ao efetuar a volumetria de precipitação é a não existência de indicadores gerais. Assim, nas volumetrias de precipitação, os indicadores utilizados são específicospara cada titulação, dependendo da reação química de cada um.
Entre os métodos volumétricos de precipitação, os mais importantes são aqueles que usam uma solução de nitrato de prata (AgNO3), são chamados de métodos argentimétricos e são usados na determinação de haletos e outros ânions que formam sais de prata pouco solúveis. Para a determinação do ponto final, podemos utilizar três métodos: oMétodo de Mohr, o Método de Volhard e o Método de Fajans.
O método de Mohr baseia-se em titular o nitrato de prata com solução-padrão de cloreto de sódio (padrão primário), usando solução de cromato de potássio como indicador. Neste método, os íons cloreto são titulados com solução padronizada de nitrato de prata (AgNO3), na presença de cromato de potássio (K2CrO4) como indicador. O ponto final datitulação é identificado quando todos os íons Ag+ tiverem se depositado sob a forma de AgCl, logo em seguida haverá a precipitação de cromato de prata (Ag2CrO4) de coloração marrom-avermelhada, pois, o cromato de prata é mais solúvel que o cloreto de prata. Porém, o método de Mohr é bastante limitado, não podendo ser aplicado em qualquer titulação de precipitação.
O método Volhard envolve atitulação do íon prata em meio ácido com solução padrão de tiossulfato de amônio (NH4SCN), após a precipitação do íon cloreto, em presença do indicador, que é uma solução saturada de sulfato de amônio e ferro III. Quando todos os íons de Ag+ tiverem se depositado sob a forma de AgSCN, haverá a formação de um precipitado marrom-avermelhado de Fe(SCN)6-3.

Os indicadores de adsorção foramintroduzidos por Fajans, como titulações argentimétricas diretas. São corantes orgânicos, com caráter de ácidos ou bases fracos (aniônicos ou catiônicos, respectivamente), que acusam o ponto final através de uma mudança de coloração sobre o precipitado. A mudança de coloração se deve à adsorção ou dessorção do corante como consequência de uma modificação da dupla camada elétrica em torno das partículas doprecipitado na passagem do ponto de equivalência: assim, o aparecimento ou desaparecimento de uma coloração sobre o precipitado serve para sinalizar o ponto final.

1 SORO FISIOLÓGICO

Soro fisiológico é uma solução isotônica em relação aos líquidos corporais que contém 0,9%, em massa, de NaCl em água destilada, ou seja, cada 100mL da solução aquosa contém 0,9 gramas do sal. 100 mL de sorofisiológico contém 0,354 gramas de Na+ e 0,546 gramas de Cl-, com pH = 6,0.
Solução de 0,9% de NaCl em água destilada. Esta concentração de cloreto de sódio na fórmula devido a isotonicidade que este deve ter em relação ao sangue humano, este deverá possuir a mesma pressão osmótica do sangue, para evitar problemas como hemólise nas hemácias do sangue.
Objetivos

2 Objetivo Geral

O objetivodeste experimento é determinar a concentração de cloreto em uma amostra de soro fisiológico comercial utilizando o método de Mohr.
Procedimento experimental

3 MATERIAIS

• 1 Bureta 50 mL;
• 4 Erlenmeyer (125 mL);
• 3 Béqueres;
• Soro fisiológico comercial;
• 1 Pipeta de 25 mL;
• Solução 5% de cromato de potássio;
• AgNO3 0,075 mol/L.

4...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • quimica analitica
  • Quimica Analitica
  • quimica analitica
  • quimica analitica
  • Quimica analitica
  • quimica analitica
  • Química analítica
  • quimica analitica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!