Química Analítica Qualitativa

Páginas: 11 (2652 palavras) Publicado: 5 de novembro de 2013

1. INTRODUÇÃO

A Química Analítica e a ciência que estuda os princípios e a teoria dos métodos de analise química que nos permitem determinar a composição química das substancias ou de misturas das mesmas. A Análise permite-nos determinar a composição qualitativa da substância em estudo, ou seja, identificar os elementos ou íons que a constituem e também a composição quantitativa, ou seja,estabelecer as proporções entre os elementos ou íons que tinham já sido identificados.
Esse experimento descreve o método analítico de cátions do grupo III, e é de extrema importância às anotações obtidas durante o experimento, elas irão permitir o tipo de análise a ser realizada. Sobrepondo em contato determinadas substâncias, algumas das manifestações esperadas numa reação química poderão serobservadas:
- expulsão de um gás;
- construção de um precipitado;
- mudança de cor e aspecto;
- variação de energia, com absorção ou liberação.
Vimos que, essas manifestações são apenas qualitativas; entende-se então que a reação química acontece se uma ou mais de uma dessas manifestações existirem.
Não há necessidade nem possibilidade de quantificar a mudança de cor da mistura formada.Também não é necessário saber a quantidade de gás liberado no momento da reação. O que precisa ser feito é comparar a qualidade com algum padrão preestabelecido.
Os cátions do grupo II são (Mg2+, Ca2+, Sr2+ e Ba2+).
Os elementos Magnésio, Cálcio, Estrôncio e Bário pertencem ao grupo 2A da tabela periódica apresentando configurações eletrônicas similares. Disto decorre a semelhança de suaspropriedades. O magnésio é o metal que apresenta propriedades mais diferenciadas do resto do grupo, devido ao seu pequeno tamanho e por essa razão, às vezes não é classificado junto com esses elementos no procedimento de separação analítica.
Magnésio: é um elemento químico de símbolo Mg, número atômico 12 e massa atômica 24 u. É um metal alcalino-terroso, pertencente ao grupo 2A, sólido nas condiçõesambientais.
Os íons Mg2+ apresentam-se incolores em soluções, seus sais são de caráter iônico branco ou incolores, a menos que esteja presente um ânion colorido. O Hidróxido de Magnésio é um de seus compostos menos solúveis. A alta solubilidade de muitos compostos de magnésio é atribuída ao pequeno tamanho do íon Mg2+, o que favorece a sua hidratação.
Cálcio: é um elemento químico de símbolo Ca, númeroatômico 20 e massa atômica 40 u. É um metal alcalino-terroso, pertencente ao grupo 2A da Classificação Periódica dos Elementos.
Seus compostos menos solúveis são os carbonatos e oxalatos. Os sais de cálcio dão a chama do bico de Bunssen uma coloração vermelha tijolo.
Estrôncio: é um elemento químico de símbolo Sr, número atômico 38 e de massa atômica igual a 87,6 u, sólido a temperaturaambiente. É um metal alcalino-terroso da Classificação Periódica dos Elementos.
O Sr2+ como pode se esperar de sua posição na tabela periódica, possui propriedades intermediárias entre o cálcio e o bário. Seus sais dão a chama do bico de Bunssen uma coloração vermelha carmim.
Bário: é um elemento químico de símbolo Ba, número atômico 56 e massa atômica 137 u, sólido à temperatura ambiente.
O Ba2+ éo mais pesado desses quatro elementos e seus íons são muito tóxicos. O Cromato de Bário é um dos compostos menos solúveis encontrados na análise qualitativa. Os sais de bário emprestam uma coloração verde à chama do bico de Bunssen.
Todas as soluções dos íons desse grupo são incolores e seus sais apresentam caráter iônico e são brancos ou incolores, a menos que esteja presente um ânion colorido.Embora solúveis em água, os nitratos de estrôncio e bário podem ser precipitados pela adição de ácido nítrico concentrado.
Os íons dos metais alcalinos terrosos não hidrolisam significativamente em soluções e seus íons são bivalentes. Os hidróxidos de cálcio, estrôncio e bário são bases fortes.
Contudo, o cálcio, estrôncio e bário formam carbonatos insolúveis em solução alcalina. O magnésio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • relatorio quimica analitica qualitativa
  • quimica analitica qualitativa
  • Relatorio de quimica analitica qualitativa
  • relatório de quimica analitica qualitativa
  • Química analítica qualitativa
  • Apostila de Química Analítica Qualitativa
  • Introdução a Química Analítica Qualitativa
  • química analítica qualitativa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!