Qrquitetura

1355 palavras 6 páginas
Um Turbilhão de Complexidades
A maioria das pessoas associa a cidade uma a aglomeração de pessoas e construções num mesmo espaço. É um complexo conjunto de relações que se estabelece entre esses elementos compondo o carrossel do nosso cotidiano.
Estudando a cidade, o urbanismo procura orientar as atividades e relações que nela se desenrolam, sejam as mais imediatas, como: a altura dos edifícios, as linhas de ônibus, a localização das escolas e hospitais ou os sistemas água e esgoto; sejam as mais complexas, como a solução mais adequada a determinadas comunidade que tem peculiaridades culturais e sociais, ou o questionamento da cidade como forma de organização da sociedade.

Cidade: Passado, Presente e Futuro
A definição clássica
A definição inicial da palavra urbanismo está diretamente ligada ao contexto social e histórico da época em que foi criada (fins do século XIX e inicio do século XX). Para eles, o urbanismo é uma técnica de planejamento urbano que visa disciplinar o crescimento oriundo das migrações (urbanização), atender a crescente demanda por infra- estrutura, serviços e abastecimento e melhorar a qualidade de vida. Já a urbanização consistiria na concretização das mediadas apontadas pelo urbanismo.
Um novo conceito
Urbanismo é as relações entre o espaço da cidade e a sociedade que nela vive, ou seja, é o estudo das relações entre determinada sociedade (cultura, tradição, poder , historia,...) e o espaço que a abriga (ruas, construções, limitações geográficas,...), bem como das formas de sua organização e intervenção sobre elas com determinado objetivo.

Urbanismo: Espaço e Sociedade
Espaços e sociedades: formas de relação
O que mudou não foi o espaço, mas a sua relação com a nova sociedade.
O urbanismo como instrumento imprescindível de analise e, principalmente, de atuação nas cidades só se desenvolve por meio das “formas” como se estabelecem as relações. Estas podem ser classificadas em: funcionais, sensitivas e imaginativas, que nunca

Relacionados

  • bnnn
    357 palavras | 2 páginas
  • PARTIDO ARQUITETONICO DE UM RESTAURANTE
    19353 palavras | 78 páginas