Qqf kkllkkl l lççllç~~ç~~~çlçlç

287 palavras 2 páginas
A GINÁSTICA NA DINAMARCA

Suas principais características são os exercícios militares: a Dinamarca foi o primeiro país a considerar a Educação Física como matéria escolar. Seu principal fundador foi Franz Nachtegall (1777-1847).

Na Dinamarca, Franz Nachtegall (1777-1847) liderou o movimento que levou à consolidação da Educação Física dinamarquesa; abrindo um ginásio particular, onde passou a dar aulas. Em 1804 foi criado o Instituto Militar de Ginástica em Copenhague, e Natchegall tornou-se seu primeiro diretor.

A Escola de Copenhaguen

Copenhaguen foi uma das primeiras cidades onde o ensino da ginástica teve larga e rápida difusão, mesmo se aí não se desenvolveu um método específico e original.

Fator de tal sucesso foi Francisco Nachtegall (1777-1847) que fundou em 1799 uma sociedade de ginástica e no mesmo ano torna-se professor junto ao "filantropino" de Copenhagen.

Em 1800, com a ajuda do príncipe Federico, seu aluno, instituiu uma escola de natação; em 1801 introduziu a ginástica no ensino primário e em 1804 fundou o Instituto Militar de ginástica, o primeiro dos tempos modernos e dele assume a direção.

Em 1808, tornando-se rei Federico, foi-lhe concedido de instituir uma sessão civil de educação física junto ao Instituto Militar. O quê se repetirá mais tarde em Estocolmo, Paris e Turim.

Em 1816 teve-se a formação dos primeiros verdadeiros professores de educação física, os quais multiplicaram as iniciativas de Nachtegall que, no meio tempo, tinha-se aproximado muito ao endereço da escola alemã de Jahn.

Em 1828 o Instituto Militar transformou-se em Escola Normal de Ginástica de Copenhagen e a própria ginástica transformou-se em matéria obrigatória de ensino na Dinamarca. Este foi o primeiro reconhecimento oficial que a educação física teve no

Relacionados