QMC5106 AULA 08

1106 palavras 5 páginas
Química Geral (QMC 5106)

Aula 08:

Estado gasoso Profa. Dra. Dalila Venzke

Ex: O2, CO2, CH4, C2H6, Ar, He, ...

T (K) = T (°C) + 273,15

Robert Boyle

Jacques Charles

Amadeo Avogadro

O que acontece com o volume do gás contido no cilindro quando a massa sobre o pistão é aumentada sobre condições de temperatura constante? Seringa preenchida com ar

P crescente

Respiração: Lei de Boyle

Na etapa da inalação, o diafragma se expande deixando o volume do pulmão maior.
Como o produto pV deve ser constante, a pressão interna do pulmão diminui com este aumento de volume. Como a pressão atmosférica é maior, ar entra no pulmão até equalizar as pressões. O processo inverso ocorre na exalação.

Sucção: Lei de Boyle

Na sucção, usamos o diafragma para aumentar o volume do pulmão e diminuir sua pressão interna. Só que, agora, usamos esta diferença de pressão com a pressão externa para sugar alguma coisa, tal como o refrigerante com um canudo.



Sob qualquer condição, o produto pressão-volume é igual, assim, se o produto
PV é conhecido para um conjunto de condições (P1 e V1), então ele também é conhecido para outro conjunto de condições (P2 e V2).

P1V1 = P2V2
EX: Uma amostra de nitrogênio gasoso em um air bag de automóvel de 65 L tem uma pressão de 754 mmHg. Se essa amostra for transferida para um air bag de 25 L à mesma temperatura, qual será a pressão do gás no novo air bag?
Resp: 1940 mmHg

O que acontece com o volume do gás contido em um balão quando a temperatura é aumentada sobre condições de pressão constante?

Os balões de ar quente sobem porque o ar expande-se à proporção que o ar é aquecido.
A diferença de densidade do ar do balão e do ar da vizinhança faz com que o balão suba.

O fato mais impressionante visto nas isobáricas de Charles é o que acontece quando se extrapola as curvas para temperaturas menores: todas, independentemente da pressão, culminam para o mesmo valor de T para o volume zero: - 273,15 °C (ZERO ABSOLUTO).
Volume zero →

Relacionados