qiwitre

333 palavras 2 páginas
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
Professor: Marcelo Silva.
Aluno: Kento.
Matricula: 201420
Disciplina: Química.
Turma: Edificações I I2MJ.

TRABALHO DE QUÍMICA

Belém/PA
2014
Principais Ácidos e Bases Utilizados Em Casa
Principais Ácidos
Ácido Sulfúrico (H2SO4): ácido forte (altamente corrosivo) consumido em enormes quantidades na indústria petroquímica, na fabricação de papel, corantes e baterias de automóveis.
Ácido Clorídrico (HCl): o ácido clorídrico é um hidrácido, ou seja, não existe oxigênio na molécula é um ácido forte que possui 95% de seus íons H+ ionizáveis. Esse ácido é conhecido por termo técnico de ácido impuro e comercializado por nome de ácido muriático é utilizado diariamente como produto de limpeza.
Esse mesmo ácido também é encontrado no suco gástrico, produzido pelas células parietais, responsáveis pela acidez estomacal.
Ácido Acético (H3C-COOH): é o ácido constituinte do vinagre, utilizado com condimento na culinária. O vinagre é uma solução aquosa contendo de 3 a 7% de ácido acético.
Ácido Fosfórico (H3PO4): é caracterizado como um ácido semiforte, pois, possui 27% de seus H+ ionizáveis. Os seus sais (fosfatos) têm grande aplicação como fertilizantes na agricultura. É usado como aditivo (acidulante) em refrigerantes como Coca-Cola.
Principais Bases
Hidróxido de Sódio (NaOH): é uma base forte cujo o grau de ionização é quase 100%. É conhecida como “soda cáustica” ou “lixívia” ou "diabo verde". É a base mais importante da indústria e do laboratório. É fabricado e consumido em grandes quantidades para desentupir ralos, pias e limpa forno. É usado na fabricação do sabão.
Hidróxido de Magnésio (Mg(OH)2): é um sólido branco muito pouco solúvel em água. Quando disperso em água, origina um líquido espesso, denominado de suspensão, que contém partículas sólidas misturadas à água, denominado de leite de magnésia utilizado como laxante e antiácido.
Hidróxido de Amônio (NH4OH):

Relacionados