qfewfret

951 palavras 4 páginas
http://www.youtube.com/watch?v=H_t79RdEt8Yfewoijaksdom
VESTIBULAR
ENEM
UNIVERSIDADES
PREPARACAO
ESTUDOS
CARREIRAS
COMO PAGAR
Home >> Preparação >> Banco de Questões >> Português
Questões: O Guarani, de José de Alencar
Data de publicação30/07/2013
1. (FUVEST) Assim, o amor se transformava to completamente nessas organizaes*, que apresentava trs sentimentos bem distintos: um era uma loucura, o outro uma paixo, o ltimo uma religio.

............ desejava; ............. amava; .............. adorava (*organizaes = personalidades)

Neste excerto de O Guarani, o narrador caracteriza os diferentes tipos de amor que trs personagens masculinas sentem por Ceci. Mantida a seqncia, os trechos pontilhados sero preenchidos corretamente com os nomes de:

a) lvaro / Peri / D. Diogo
b) Loredano / lvaro / Peri
c) Loredano / Peri / D. Diogo
d) lvaro / D. Diogo / Peri
e) Loredano / D. Diogo / Peri

2. (FUVEST) Leia o fragmento da obra O Guarani, de José de Alencar para responder ao teste.

"De um dos cabeços da Serra dos Órgãos desliza um fio de água que se dirige para o norte, e engrossado com os mananciais que recebe no seu curso de dez léguas, torna-se rio caudal.
É o Paquequer: saltando de cascata em cascata, enroscando-se como uma serpente, vai depois se espreguiçar na várzea e embeber no Paraíba, que rola majestosamente em vasto leito.Dir-se-ia que vassalo e tributário desse rei das águas, o pequeno rio, altivo e sobranceiro contra os rochedos, curva-se humildemente aos pés do suserano. Perde, então, a beleza selvática; suas ondas resvalam sobre elas: escravo submisso, sofre o látego do senhor."

Considere as afirmações abaixo e assinale alternativa correta:

I. O texto é predominantemente descritivo e carregado de recursos de linguagem poética. Um exemplo é a prosopopéia "curva-se humildemente aos pés do suserano".
II. O narrador mostra a relação entre os rios Paraíba e Paquequer a partir de uma analogia com o mundo feudal, na qual o primeiro

Relacionados