Qda relatório de umidade em farinha de trigo

2041 palavras 9 páginas
1- Introdução -

Pela definição imposta pela ANVISA farinha de trigo é o produto obtido pela moagem, exclusivamente, do grão de trigo Triticum vulgares, beneficiado.

Atividade da água (chamada também como atividade aquosa) é definida como a relação entre existente entre a pressão do vapor de um alimento com a pressão do vapor da água pura à temperatura constante , a atividade varia entre de 0 a 1(sendo que um apenas para água pura) . A quantidade de água presente em um alimento pode ser encontrada na forma de água não-ligada ou disponível (aquela que é facilmente eliminada do alimento, por estar mais fracamente ligada ou mesmo). Atividade de água é a relação entre o teor de água não-ligada ou disponível no alimento. Denomina-se pela regra geral como Aw. A atividade da água é um parâmetro totalmente ligado à umidade do alimento o que eu permite determinar sua capacidade de conservação (ou seja, tempo de conservação ) , propagação bacteriana e fungica , etc. A atividade aquosa de um alimento pode ser reduzida aumentando a concentração de solutos na fase aquosa dos alimentos mediante a extração da água (liofilização) ou mediante a adição de novos solutos. A atividade aquosa junto a temperatura, o pH e o oxigênio, são os fatores que mais influenciam na estabilidade dos produtos alimentícios . Quanto maior a Aw dos alimentos, mais rapidamente se dará a sua deterioração e maior a capacidade de crescimento bacteriana.

Influência da atividade de água na flora microbiana dos alimentos [1]
[pic]

Secagem em estufas é o método muito utilizado em alimentos e está baseado na retirada da água por aquecimento, onde o ar quente é absorvido por uma camada muito fina do alimento e é então conduzido para o interior por condução. Este método costuma levar algumas horas, 6 a 18 horas em 100 a 105 ºC, ou até peso constante. A evaporação por um tempo determinado pode resultar numa remoção incompleta da água, se ela estiver fortemente presa por forças de hidratação, ou se o

Relacionados