qcetato de amarq

2070 palavras 9 páginas
PREPARAÇÃO DO ACETATO DE 3-METIL-1-BUTILA (ACETATO DE ISOAMILA) A PARTIR DE UMA REAÇÃO DE ESTERIFICAÇÃO DE FISHER

RESUMO Ésteres podem ser sintetizados pelo aquecimento de um ácido carboxílico na presença de um álcool e de um catalisador ácido.

Então o objetivo deste trabalho é realizar um método para se preparar o

Acetato de 3-metil-1-butila, (que é um éster muito usado no processo de aromatização, tendo um forte odor de banana quando não está diluído e um odor remanescente de pêra quando está diluído em solução) a partir de um álcool (3-metil-1-butanol) e de um ácido (Ácido Acético), mediante aquecimento e na presença de Ácido Sulfúrico, que atua como catalisador da reação.

A reação irá se processar através do emprego de técnicas como Refluxo e Filtração simples.

Ésteres são compostos amplamente distribuídos na natureza. Os ésteres simples tendem a ter um odor agradável, estando geralmente associados com as propriedades organolépticas (aroma e sabor) de frutos e flores. Em muitos casos, os aromas e fragrâncias de flores e frutos devem-se a uma mistura complexa de substâncias, onde há a predominância de um único éster. (PINTO, 2006)

Os químicos combinam compostos naturais e sintéticos para preparar aromatizantes. Estes reproduzem aromas naturais de frutas, flores e temperos. Geralmente estes flavorizantes contêm ésteres na sua composição, que contribuem para seus aromas característicos. (PINTO, 2006)

O odor e o sabor naturais dificilmente podem ser reproduzidos com exatidão, mas apenas pessoas com bom poder de degustação conseguem diferenciar o sabor natural do artificial. Um éster não é usado individualmente para imitar o sabor natural. A fórmula que imita o sabor natural do abacaxi, por exemplo, inclui 10 compostos (ésteres e ácidos carboxílicos) que podem ser facilmente sintetizados em laboratório e sete óleos de origem natural. (Site 01)

Aromatizantes superiores reproduzem perfeitamente os aromas naturais.

Em geral, estes

Relacionados