qacod

2006 palavras 9 páginas
QR CODE
O novo marketing virtual

1 Código QR

Os códigos de barras tornaram-se muito popular por causa de sua velocidade de leitura, precisão e características de funcionalidade superior. Como códigos de barras se tornou popular e sua conveniência universalmente reconhecido, o mercado começou procutar códigos capazes de armazenar mais informação, mais tipos de caracteres, e que podem ser impresso em um espaço menor. Como resultado, os vários esforços foram feitos para aumentar a quantidade de informação armazenados por códigos de barras, tais como aumentar o número de dígitos. Contudo, estas melhorias também causam problemas, como o alargamento da área de código de barras, o que complica as operações de leitura, e aumentando os custos de impressão. Código 2D surgiu em resposta a essas necessidades e problemas.[7]
O QR Code (Quick Response Code) que significa código de resposta rápida é um código de barras de duas dimensões, em formato de um quadrado, possibilita representar textos na forma de códigos esses textos podem ser links para sites, textos normais, números de telefone, entre outros.
O código QR foi inventado no Japão pela Toyota subsidiária Denso Wave em 1994 para rastrear veículos durante o processo de fabricação e foi originalmente concebido para permitir que os componentes a ser digitalizado em alta velocidade. Ele se tornou um dos tipos mais populares de códigos de barras bidimensionais.
Além de Código QR, há outras tipos de código 2D contudo a melhor opção é o QR CODE pois a capacidade de armazenamento é muito superior para com as técnologias envolvidas. Abaixo na tabela 1 temos cada tecnologia e suas características.

Tabela 1 - Código 2D típico e suas características. Fonte: [7]

O sistema tornou-se popular devido à sua capacidade de leitura rápida e grande capacidade de armazenamento. Anteriormente usado apenas para fins industriais, o código QR tornou-se um foco de publicidade, porque com a popularidade de smartphones permite

Relacionados