Q2 Tect nica de Placas

1133 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA
CURSO ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL
GEOLOGIA GERAL
Prof. Murilo Gomes Torres
QUESTIONÁRIO 2

TECTÔNICA DE PLACAS

1- Quais as evidências que favoreceram a Teoria da Deriva Continental?
R= Similaridade das bordas continentais, evidências paleoclimaticas semelhantes nos continentes separados (glaciações), sequência de rochas semelhantes encontradas nos continentes separados, evidências paleontológica (fosseis) e as evidências paleomagneticas.

2- Quais os principais motivos da não aceitação da Teoria da deriva Continental pela comunidade científica?
R= Porque Wegener não conseguiu provar qual era o mecanismo que fazia com que os continentes tivessem se afastado. Dizia que os continentes eram grandes e pesados demais para se moverem. E ele não realizou estudos nas crostas oceânicas.
3- A partir dos estudos do fundo oceânico (crosta oceânica), novas evidências para a movimentação dos oceanos e continentes foram descobertas. Quais são e descreva-as?
R= Cadeia de Montanha submarina com atividade vulcânica no centro desta cadeia e terremotos. Constatou-se que, do interior quente da Terra, emerge um fluxo de material vulcânico proveniente do Manto no meio desta cadeia de montanha, espalhando-se para os dois lados, ocorrendo de intensa atividade sísmica, linhas de inversão magnética registrada nos basaltos do fundo oceânico, evidenciando a inversão dos pólos magnéticos da terra. E foi realizada a datação isotópica das rochas (basaltos) do fundo oceânico, e observou-se uma variação de idade no centro da cadeia meso oceânica apresentando idades mais novas ate as bordas continentais, que apresentam idades mais velhas.
4- A partir destas evidências descobertas no fundo oceânico e da Astenosfera (Manto Superior), foi criada uma nova Teoria para a movimentação da crosta, a Tectônica de Placas. A partir destas informações defina Astenosfera e as características das duas subdivisões. Qual parte da Astenosfera se movimenta junto com as crostas

Relacionados

  • GeologiaBrasi Baixa
    596643 palavras | 2387 páginas