pão francês t.completo do 1ª

431 palavras 2 páginas
Quais são os ingredientes usados na fraricação do pão francês?
Áqua, frafinha de trigo, fermento iologico , sal e melhorador de massa.
De que o fermento é constituído?
Existem dois tipos de fermento, o fermento biológico e o fermento químico.
O fermento biológico é composto por microorganismos vivos, fungos, chamados de leveduras (Saccharomyces cerevisiae). Essas leveduras irão se reproduzir quando em contato com a temperatura da massa e com o açúcar, que elas utilizam para alimento e reprodução.
Já o fermento químico é constituído de bicarbonato de sódio (NaHCO3) e ácidos orgânicos.
Qual a função do fermento? o fermento irá fazer a massa crescer e ficar mais fofa.
Procurem uma representação do que acontece com fermento durante a fabricação do pão francês. o fermento, tanto biológico quanto químico, irá reagir. O biológico, ao reagir, libera álcool e gás carbônico ( processo chamado de fermentação ou levedação). Esse gás produzido irá fazer a massa crescer, o álcool dará mais sabor e aroma.

No caso do fermento químico não ocorre fermentação, o que irá ocorrer é uma reação química do bicarbonato de sódio com o aumento da temperatura. Ele irá se transformar em gás carbônico e água. Esse gás carbônico que irá aumentar o volume da massa. Quando todo o bicarbonato reagir, a reação acaba.
Existe diferença entre o fermento químico e o iológico ?em caso afirmativo,qual?
Sim ,e que o fermento químico é constituído de bicarbonato de sódio (NaHCO3) e ácidos orgânicos e o iológico biológico é composto por microorganismos vivos, fungos, chamados de leveduras (Saccharomyces cerevisiae). Essas leveduras irão se reproduzir quando em contato com a temperatura da massa e com o açúcar, que elas utilizam para alimento e reprodução
Algum aditivo químico pode ser utilizado?em caso afirmativo,com qual objetivo ?
Sim,como o adipam com o objetivo de Aumenta a resistência da massa garantindo variações no processo;Produz pães padronizados e garante ótimo volume;Melhora a

Relacionados