Pássaros feridos colleen mccullough

98932 palavras 396 páginas
PÁSSAROS FERIDOS
Colleen McCullough

9ª EDIÇÃO

TRADUÇÃO DE
OCTÁVIO MENDES CAJADO

EDIÇÃO PORTUGUESA REVISTA POR
AYALA MONTEIRO

Bertrand/Difel

para a grande irmã
Jean Easthope

Título original: THE THORN BIRDS
© by Colleen McCullough, 1977
Todos os direitos reservados para a publicação desta obra em Portugal por:
Livraria Bertrand, S.A.R.L.
Impressão e acabamento: Tipografia Guerra, Viseu
Depósito Legal nº G5017/93
ISBN 972-29-O113-3

***

Existe uma lenda acerca de um pássaro que só canta uma vez na vida, com mais suavidade que qualquer outra criatura sobre a Terra. A partir do momento em que deixa o ninho começa a procurar um espinheiro, e só descansa quando o encontra.
Depois, cantando entre os galhos selvagens, empala-se no acúleo mais agudo e mais comprido. E, morrendo, sublima a própria agonia e solta um canto mais belo que o da cotovia e o do rouxinol. Um canto superlativo, cujo preço é a existência. Mas o mundo inteiro pára para ouvi-lo, e Deus sorri no céu. Pois o melhor só se adquire à custa de um grande sofrimento... Pelo menos é o que diz a lenda. 1915-1917 - MEGGIE

No dia 8 de Dezembro de 1915, Meggie Cleary completou o seu quarto ano de vida.
Depois de retirar os pratos do pequeno-almoço, a mãe, sem proferir palavra, enfiou-lhe um embrulho de papel pardo debaixo do braço e mandou-a sair. Meggie foi acocorar-se atrás da moita de tojos que crescia ao pé do portão da frente e começou a puxar o papel com impaciência, mas os seus dedos eram desajeitados e o embrulho grosso; o cheiro dele, muito leve, lembrava o da loja de Wahine, donde concluiu que o que se achava dentro do pacote, fosse lá o que fosse, tinha sido milagrosamente comprado e não fora feito em casa nem oferecido.
Uma coisa linda e vagamente dourada principiou a surgir a um canto; ela puxou o papel mais depressa, descascando o embrulho como se descascasse uma banana, em tiras compridas e irregulares.
- Agnes! Oh, Agnes! - exclamou com amor,

Relacionados

  • a mulher na antiguidade classica
    496 palavras | 2 páginas
  • direito tda
    1852 palavras | 8 páginas
  • Vida Na Australia
    18193 palavras | 73 páginas