Pártica de determinação de fosfato

924 palavras 4 páginas
Análise Química de Águas
Quantificação de sílica

Disciplina: Sist. Águas II
Professor: Alessandra Viana
Alunos:
Raphael Faber Cardoso
Renan Orioli

INTRODUÇÃO TEÓRICA
A Silício é um elemento químico que não é encontrado livremente na natureza, embora seja o segundo mais abundante na Terra. É um semimetal de número atômico igual a 14. Frequentemente é encontrado na forma de Sílica (SiO2), Também pode ser encontrado em uma enorme quantidade de minérios como quartzo, ametista e granito.
Uma das formas de quantificar a concentração de sílica presente em uma amostra é a técnica do molibdato reativo, que é uma técnica realizada com auxílio da espectrofotometria.
Esse método é ideal para quantificar a sílica numa faixa de concentração de 20 à 300 mg/L. Podendo ser estendida através da diluição da amostra. Deve-se ressaltar que a diluição da amostra, pode diminuir a precisão da análise.
Princípio da Espectrofotometria
Quando um determinado composto é bombardeado por ondas eletromagnéticas de diferentes comprimentos, seus elétrons tendem a absorver parte dessa energia; saltando de um nível menos energético (próximo do núcleo) para um nível mais energético (afastado do núcleo). Essa energia é absorvida na forma de Fótons. Cada composto químico possuí um comprimento de onda no qual o mesmo tem uma maior reação; ou seja, no qual há maior índice de absorção dessa energia.
É através dessa propriedade que pensou-se na ideia de espectrofotometria. Que consiste basicamente na quantificação de energia Absorvida (chamada de Absorbância) e Energia não absorvida (chamada de Transmitância). O Equipamento convencionalmente usado nessa técnica é o Espectrofotômetro. Que é capaz de medir a intensidade de um certo comprimento de onda que é emitido e absorvido através da emissão de um feixe de luz.
Assim, pode-se relacionar diretamente a Absorbância/Transmitância com a concentração de um determinado composto através de padrões desse

Relacionados