pzerwolsky

732 palavras 3 páginas
Universidade Federal De Alagoas – UFAL
Disciplina: Projeto Pedagógico, Organização E Gestão Do Trabalho Escolar.
Professora: Adriana Deodato Costa
Aluno: José Eliel Barbosa Dos Santos
Turma: S

Estudo Dirigido

1. Apresente uma reflexão uma reflexão à luz de Pzerwolsky, sobre a diferença entre democracia e o aparato de poder autoritário, apresentando as ideias do autor sobre o sentido politico deles e suas prováveis consequências.

De acordo com o autor, as diferenças entre democracia e o aparato de pode autoritário, é que nesse, uma única pessoa, ou um grupo restrito, é que está com o poder, além disso, o autoritarismo ao contrario da democracia, pode manipular dados para obter sempre um resultado concomitante com seus desejos, de modo que isso se dá por meio de um controle majoritário sobre a sociedade. Com isso, todos os resultados de acordos feitos no regime ditatorial são facilmente entendidos e conhecidos. Já a democracia, segundo mostra o autor, é um tanto quanto incerta, pois os resultados conferidos em eleições, reuniões, entre outros, além de acordo feito por instituições, são feitos de forma substantiva, sem nada oficializado, assim, tais acordos podem ser modificados, ou cancelados a qualquer momento, visto que nada foi oficializado e assinado. Na verdade, o autor quer dizer que o fator “incerteza” é um ponto fraco na consolidação da democracia.

2. O autor defende o processo de democratização através das instituições e não de simples compromisso substantivo. No item II do texto, ele apesenta alguns exemplos do que a falta de instituições pode ocasionar. Apresente tais exemplos.

O autor diz que a democracia não pode ser resultado de um compromisso substantivo, pois estes não são formalizados por meio de um contrato. Como exemplo, o estudioso nos dá um exemplo teórico de um aumento de 53% sobre certo serviço, onde esta taxa foi acertada por um grupo de partidários, porém, a mesma pode ser alterada pelos lideres, que

Relacionados