Puxa saco

Páginas: 3 (656 palavras) Publicado: 19 de maio de 2013
Tema: Puxa-Saco
Façamos uma análise no nosso meio profissional atual e vamos agora tentar esclarecer qual é denominação de puxa-saco. Independente do local que você trabalhe sempre haverá umapessoa que carregue esse título. Na maioria dos casos se tratam de pessoas com baixa competência que para se proteger se utilizam da bajulação como meio de sobrevivência dentro de uma empresa. Em outrassituações ele é até competente porém se utiliza desse artifício para se prevalecer de uma falsa intimidade com seu superior apenas para se auto promover e conseguir elevar seu cargo, além disso seaproveita dessa certa proximidade para puxar o tapete de quem ouse tentar tomar o seu posto de puxa-saco número 1.
Bajulador, vem do latim, bajulus que significava carregador, apesar de o nome serfacilmente compreendido por muitos, há tempos atrás assim eram chamados os empregados que retiravam mercadorias de navios e as transportavam, para armazéns do porto. Aqui no Brasil no início do século XXsurgiu a expressão puxar sacos pelo fato das mercadorias serem embaladas por sacas, ou seja, naquela época essa expressão era utilizada em forma de elogio, já que os trabalhadores se dedicavam ao máximo,chegando até a carregar sacas muito pesadas afim de melhorar o próprio salário, sendo que isso não acontecia e somente quem lucravam com essa eficiência eram os patrões. Não demorou muito para quetodos entendessem que esse esforço só servia para a alegria dos seus superiores.
Em dias atuais o esforço físico foi substituído pela simples bajulação pelo chefe, tudo bem que o puxa-saco atual étotalmente desprezível, mas não é bom enfrentá-lo, já que ele domina essa arte e com isso acaba subindo no conceito do patrão devido a essa habilidade, afinal de contas todos os seres humanos gostam deser paparicados, pois todos nós fomos acostumados a isso desde cedo pelas nossas geradoras.
Como forma de destaque ele se coloca em um patamar de visibilidade de seus superiores, já que seu objetivo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aula da confecção dos puxa saco em biscuit!
  • meu saco
  • QUE SACO
  • Isso é um saco
  • saco
  • MEU SACO
  • Meu saco
  • Que SACO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!