purke

343 palavras 2 páginas
As organizações como sistemas orgânicos
Os princípios do modelo orgânico foram se formando ao se constatar inicialmente que os empregados trabalham melhor quando se sentem motivados. Para tanto, as pessoas precisam ter suas necessidades pessoais satisfeitas. Várias teorias nasceram então para compreender quais eram as necessidades e o que as organizações deveriam fazer para satisfazê-las.
A primeira pesquisa a perceber o trabalhador como um ser mais completo foi feita por Elton Mayo na fábrica da Western Electric Company de Hawthorne entre 1920 e 1930 (SCOTT, 1998, p. 61). Mayo e seus colegas descobriram quase por acaso que havia uma variável mais forte do que a iluminação (inicialmente o alvo do estudo), na produtividade da montagem de relés. Com isso perceberam que as pessoas são “serem complexos com muitos motivos e valores” (Ibidem, p. 61). Tais conclusões foram posteriormente confirmadas por White e Lippitt que concluíram que “membros em grupos de tarefa experimentais desenvolvem mais eficiência sob líderes ‘democráticos’ do que sob ‘laissez-faire’ ou ‘autoritário’” (1953, apud SCOTT, 1998, p. 63).
Outro precursor deste modelo foi Chester I. Barnard que escreveu o livro “As Funções do Executivo” em 1938 delineando o que passaria a ser chamado como sistema cooperativo. Barnard foi um pioneiro ao constatar que os trabalhadores devem ser induzidos a darem contribuição, mas incluía nos incentivos não apenas dinheiro como pregava Taylor, mas também oportunidades de distinção, prestígio, poder e participação acionária. Além disso, os gerentes deveriam se imbuir da tarefa de incutir nas pessoas a crença de um propósito comum (SCOTT, 1998, p. 67).
As idéias de Barnard tiveram seguidores famosos como Simon no processo de tomada de decisão, e Selznick e com sua teoria institucional. Selznick acreditava que uma cultura poderia ser criada por meio da definição da missão e valores institucionais mais amplos. Para ele “o mais importante aspecto da

Relacionados

  • E-Mail
    1139 palavras | 5 páginas
  • 142444920582
    12717 palavras | 51 páginas
  • Números complexos e Matrizes
    5688 palavras | 23 páginas
  • Trab.
    91407 palavras | 366 páginas