Purgadores

Páginas: 9 (2107 palavras) Publicado: 30 de junho de 2014
PURGADORES DE CONDENSADO
Purgadores ou purgadores de condensado são equipamentos utilizados para separar o liquido condensado da linha, sem deixar que o vapor escape. Além disso servem para separar gases presentes, como por exemplo o próprio ar atmosférico.
Os purgadores são parte importante no processo de transporte do vapor e sua má especificação pode acarretar problemas sérios tanto emeficiência e custo, quanto até mesmo na segurança da planta.

Fig 1 – Purgador mecânica de balde invertido Spirax Sarco IB600

O condensado formado na linha de vapor é extremamente prejudicial ao processo, pois a formação de liquido reduz o rendimento da transferência de calor, reduz a área de atuação e escoamento do vapor e provoca erosões, vibrações e golpe de Aríete. Esses golpes ocorremprincipalmente nas mudanças de direção, extremos de tubulações, válvulas etc., pois as velocidades usuais para vapor são bem maiores (20 a 100 vezes) que as da água, se agravando pelo fato de que o condensado é incompressível.
Existem diversas situações que favorecem o aparecimento desse condensado na linha de vapor, tais como:
Precipitação da própria umidade nas linhas de vapor úmido;
Perdas decalor por irradiação na caldeira em linhas de vapor saturado;
Arraste de água da caldeira em linhas de vapor saturado ou superaquecido;
Na entrada em operação quando todos os tubos estão frios;
O condensado forma-se nos aparelhos de aquecimento a vapor, tais como serpentinas, refervedores, aquecedores a vapor, autoclaves, estufas, etc.

1.1 - Tipos de Purgadores
1.1.1 – Purgador de boia
Estetipo de purgador é composto de corpo e tampa, fabricado em ferro fundido ou aço carbono. É projetado para resistir a pressões de até 32 kgf/cm2, dispondo de um orifício de entrada para vapor com condensado e um orifício de saída do condensado. No seu interior, contém um sistema “sede” (válvula) para manter vedado o orifício de saída e que suporta uma boia flutuante, que fará a abertura e fechamentoda sede. Tanto a boia quanto a sede são fabricadas em aço inox. Contém, também, um furo plugado na parte inferior, para drenagem manual e limpeza preventiva. Possui alta capacidade de descarga (até 50 toneladas/hora), mesmo com baixas pressões diferenciais.
O purgador de boia é equipado com eliminadores termostáticos de ar, que removem, automaticamente, todo o ar e gases incondensáveis queatingem o purgador. Sendo de pressão balanceada, ajustam-se automaticamente para qualquer pressão do trabalho, sem necessidade de regulagens. Localizados acima de nível de condensado, descarregam o ar e gases incondensáveis assim que estes chegam ao purgador.

Fig 2 – Purgador de boia Spirax Sarco FT-14C

1.1.2 – Purgador de balde invertido

Neste modelo de purgador, o corpo e a tampa sãoconstruídos em ferro fundido e os elementos internos em aço inox. O corpo contém um orifício para entrada de condensado, enquanto que um outro orifício tem a função de eliminar o ar acumulado e o condensado. Internamente, uma válvula com sede semiesférica, que controla a saída dos elementos purgados, é acionada por uma peça com formato de um balde invertido, pois é montada com o bocal voltado para baixo.No fundo deste balde há um pequeno orifício, cuja finalidade é fluir os gases (ar, CO2) provenientes da linha de operação. Este furo não deverá ser obstruído, senão a válvula poderá não funcionar. No fundo do corpo do purgador existe um furo plugado, cuja a finalidade é fazer a drenagem manual e a limpeza preventiva do interior do equipamento. Na parte superior da tampa existe outro orifícioplugado, acessível à válvula semiesférica, para limpeza do furo de drenagem do condensado.


Fig 3 – Purgador de balde invertido Spirax Sarco IBL30

1.1.3 – Purgador Termodinâmico

Trata-se de um aparelho de construção simples, cuja única peça móvel é um disco que trabalha dentro de uma pequena câmara abrindo ou fechando, simultaneamente, as passagens que dão para a entrada de vapor e para a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Purgadores
  • Purgadores
  • Purgador
  • Purgadores
  • Secadores e Purgadores
  • Purgadores de Vapor
  • PURGADORES TERMODIN MICOS
  • Detalhes de instala o dos purgadores de vapor e picipais tipos de purgadore

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!