PURGADORES TERMODIN MICOS

Páginas: 9 (2019 palavras) Publicado: 16 de agosto de 2015
PURGADORES TERMODINÂMICOS: A abertura se dá pela diferença de velocidade entre vapor e condensado. Essa ação ocorre num disco que bloqueia a passagem com a alta velocidade do reevaporado e abre com a baixa velocidade do condensado.

PURGADORES TERMODINÂMICOS
Trata-se de um aparelho de construção simples, cuja única peça móvel é um disco que trabalha dentro de uma pequena câmara abrindo oufechando, simultaneamente, as passagens que dão para a entrada de vapor e para a saída de condensado.

Purgadores de construção compacta que apresentam um disco como única peçamóvel. O vapor flash formado através do condensado que entra na câmara dopurgador, gera um aumento de pressão acima do disco, e o aumento de velocidade de descarga abaixo do disco gera baixas pressões nesta região provocando ofechamento do purgador.
**Bibliografia 01
São purgadores de construção extremamente simples.






PURGADOR TERMODINÂMICO
O purgador se divide em três partes básicas, sendo elas: CORPO, TAMPA e DISCO, sendo esta última sua única parte móvel. O assento do disco sobre a sede se dá através dos ressaltos formados pelo canal localizado na cabeça do corpo do purgador. As faces de assentamento e o discosão planos, para garantir o perfeito fechamento do purgador, isolando os orifícios de entrada e saída.
No início do processo, ar e condensado frio alcançam o purgador passando pelo orifício. O disco se desloca para cima até apoiar-se no ressalto localizado na tampa, permitindo o fluxo pelos orifícios de saída, conforme mostra a figura 29. A temperatura do condensado vai aumentando gradualmente e, aoser descarregado, possibilita a formação de uma determinada quantidade de vapor flash. Essa mistura (condensado + vapor flash) continua a fluir pela parte inferior do disco.
Porém, o vapor ocupa um volume muito maior que o condensado, fazendo aumentar a velocidade de saída em função do aumento da temperatura do condensado. O aumento da velocidade acarreta numa diminuição da pressão estáticaabaixo do disco, fazendo-o descer, se aproximando dos ressaltos e permitindo a passagem de uma parcela de vapor flash pela lateral do disco até a câmara de controle, conforme mostra a figura.



O vapor flash passa a exercer uma pressão estática sobre toda a superfície do disco, sendo esta pressão suficiente para vencer a pressão exercida pelo fluído na entrada.
Nesse momento, o disco se apoiadefinitivamente sobre os assentos, não permitindo o fluxo na descarga, conforme mostra a figura.


O disco permanece fechado até que ocorra a condensação do vapor flash contido na câmara de controle, devido à transferência de calor para a atmosfera e para o próprio corpo do purgador. Essa condensação faz diminuir a pressão exercida sobre a parte superior do disco, fazendo com que a pressão exercida pelocondensado retido na entrada possa vencê-la, elevando o disco e permitindo a abertura do purgador. Não há riscos de perdas de vapor, pois, o tempo necessário para que o vapor flash se condense na câmara de controle é suficiente para garantir a chegada do condensado ao purgador antes da abertura.
Os purgadores termodinâmicos podem ser de fluxo simples (um único orifício de saída) ou distribuído(até três orifícios de saída). A vantagem deste último é a ocorrência de um fluxo simétrico na descarga, evitando-se o desgaste desigual das superfícies de assentamento. Por sua vez, o disco possui em uma das faces uma ou mais ranhuras, que servem para romper as linhas de fluxo para as bordas do disco, retardando seu fechamento até que o condensado atinja uma temperatura bem próxima da do vapor. Suamontagem deve ser feita com essas ranhuras voltadas contra a superfície de assentamento.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:

- Não necessitam de ajustes em função das variações de pressão
- São muito compactos epossuem grandes capacidades de descarga em comparação ao seu tamanho
- Admitem altas pressões
- Não sofrem danos por golpes de aríete
- São altamente resistentes a condensado corrosivo
-...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ciclos Termodin Micos
  • Ciclos Termodin Micos
  • Purgadores
  • Purgadores
  • Purgadores
  • Purgador
  • Purgadores
  • Purgadores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!