Purgador

Páginas: 21 (5063 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2013










RELATÓRIO SOBRE INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS


.














27 de Setembro de 2013.









Introdução


Com o crescente desenvolvimento da indústria em Pernambuco, se faz necessário o conhecimento básico sobre vários elementos encontrados em qualquer planta industrial, seja ela um estaleiro ou uma indústria de tecidos.
Instalações Industriaispodem ser entendidas como o espaço físico construído que tem por finalidade dar suporte uma fábrica e/ou a seu processo. De modo mais específico, instalações industriais se refere às instalações de água, esgoto, ar comprimido, gases, energia elétrica, iluminação, produtos químicos, drenagem, etc. que atendam dedicadamente à área produtiva da planta de uma empresa.
Neste trabalho serão abordadosalguns componentes e algumas características próprias, as quais serão de grande auxílio no projeto ou na manutenção de uma fábrica.



















2. Tubulações Industriais
Chama-se tubulação a um conjunto de tubos e de seus diversos acessórios. A necessidade da existência das tubulações decorre principalmente do fato do ponto de geração ou de armazenagem dos fluidosestar, em geral, distante do seu ponto de utilização.
O emprego de tubulações pelo homem antecede provavelmente a história escrita. Foram descobertos vestígios ou redes completas de tubulações nas ruínas da Babilônia, da China Antiga, de Pompéia e em muitas outras. Os primeiros tubos metálicos foram feitos de chumbo, séculos antes da Era Cristã, havendo instalações completas com esse material nastermas da Roma Antiga, com tubulações inclusive para água quente.
A primeira produção de tubos de ferro fundido começou na Europa Central, por volta do século XV, existindo algumas instalações antigas desse tipo, para água, ainda em funcionamento, como, por exemplo, as instalações para as fontes dos jardins do Palácio de Versalhes, na França. Os tubos de aço, que hoje dominam largamente quase todosos campos de aplicação industrial, são de desenvolvimento relativamente recente, datando de 1825 o primeiro tubo de aço, fabricado a Inglaterra. Só em 1886, com a primeira patente dos irmãos Mannesmann, o “laminador oblíquo”, foi possível produzir economicamente tubos de aço sem costura. Por essa época os tubos de aço eram necessários principalmente para resistir às pressões mais altas dastubulações de vapor.
A importância das tubulações na indústria é enorme; todas as indústrias têm redes de tubulações de maior ou menor importância, e quase todas essas redes são essenciais ao funcionamento da indústria.
Aplicações:
Distribuição de vapor para força e/ou para aquecimento;
Distribuição de água potável ou de processos industriais;
Distribuição de óleos combustíveis ou lubrificantes;Distribuição de ar comprimido;
Distribuição de gases e/ou líquidos industriais.

Custo:

Em indústrias de processamento, indústrias químicas, refinarias de petróleo, indústrias petroquímicas, boa parte das indústrias alimentícias e farmacêuticas, o custo das tubulações pode representar 70% do custo dos equipamentos ou 25% do custo total da instalação.
CLASSIFICAÇÃO DAS TUBULAÇÕESSeleção:
A seleção adequada é um problema difícil porque, na maioria dos casos, os fatores determinantes podem ser conflitantes entre si. Caso típico é corrosão x custo.
Os principais fatores que influenciam são:
-Fluido conduzido – Natureza e concentração do fluido Impurezas ou contaminantes; pH; Velocidade; Toxidez; Resistência à corrosão; Possibilidade de contaminação.
-Condições de serviço– Temperatura e pressão de trabalho (Consideradas as condições extremas, mesmo que sejam condições transitórias ou eventuais).
-Nível de tensões do material – O material deve ter resistência mecânica compatível com a ordem de grandeza dos esforços presentes. (pressão do fluido, pesos, ação do vento, reações de dilatações térmicas, sobrecargas, esforços de montagem etc.
-Natureza dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Purgadores
  • Purgadores
  • Purgadores
  • Purgadores
  • Secadores e Purgadores
  • Purgadores de Vapor
  • PURGADORES TERMODIN MICOS
  • Detalhes de instala o dos purgadores de vapor e picipais tipos de purgadore

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!