Punição positiva e punição negativa

Páginas: 6 (1274 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
Punição Positiva e Negativa[->0]
A punição é muitas vezes confundida com o refoço negativo pois o elemento punitivo encontra-se inserido neste. Porém, ao contrário do reforçamento negativo, o objetivo da punição é levar à extinção do comportamento, ou seja, com o passar do tempo, a probabilidade de ele ocorrer novamente diminui. O reforçamento negativo, passa a idéia de uma obrigação: um ratopode puxar uma alavanca (comportamento) para desligar uma corrente elétrica que o esteja infligindo um desconforto (reforço negativo). O reforçamente negativo, não é um evento punitivo: é a remoção de um evento punitivo. Ambos utilizam de estímulos aversivos.
As punições podem ser de dois tipos: por adição (punição positiva), quando experiências aversivas são adicionadas, ou por subtração (puniçãonegativa), quando facilitadores do comportamento são subtraídos. Ambas as técnicas levam a aquilo que chamamos de extinção.
A punição pode acarretar uma série de problemas: esse tipo de estimulação aversiva, acarreta respostas do sistema nervoso, entendidas como ansiedade, depressão, baixa auto-estima. Além do mais, o comportamento punido não é esquecido, ele é suprimido. Pode ser que após aestimulação aversiva ter sido eliminada, o comportamento volte a ocorrer: a criança pode simplesmente aprender a não dizer palavrões em casa, mas continuar a usá-los em outros lugares.
Ela também suprime o comportamento indesejado, mas não guia a pessoa para um comportamento mais desejável. A punição diz o que não fazer, o reforço diz o que fazer. Uma punição combinada com um reforçamento positivo decomportamentos desejáveis é mais eficiente.
Em suma, a punição rápida e segura pode ser eficaz, e pode de vez em quando causar menos dor do que o comportamento autodestrutivo que suprime. Mas ele pode reaparecer, se for possível evitar a punição. Essa estimulação aversiva também pode provocar efeitos colaterais indesejáveis, como ansiedade e ensinar agressividade. Os psicólogos preferem dar maisênfase ao reforço positivo do que à punição.
Punição positiva:
Apresentação de uma consequência desagradável após a realização de um comportamento não desejado;
Diminuição da frequência do comportamento;
Exemplo:
i.Se o rato sair do perímetro definido leva choque eléctrico;
ii.Se a criança faz birra fica leva uma repreensão;
Punição negativa:
Remoção de um evento agradávelapós a realização de um comportamento não desejado;
Diminuição da frequência do comportamento;
Exemplo:
i.Se o pombo defecar fora do local apropriado é-lhe removida a alimentação;
ii. Se criança partir um jarro deixa de poder ver televisão durante uma semana;
Extinção e efeitos colaterias do condicionamento aversivo
Porque não é aconselhavel punir?[->1]
Skinner ( 1971 ) ofereceuuma regra prática e simples: coisas chamadas boas são chamadas reforçadores positivos. Coisas que são chamadas más são punidores( Baum-2006).
Punir comportamentos inadequados ou indesejados é muito mais fácil e tem efeitos mais imediatos do que reforçar positivamente os comportamentos desejados ( Moreira & Medeiros – 2007 ). Por isso a maioria das pessoas optam pela punição na hora de corrigir umerro.Ninguém gosta de ser punido não é verdade? Na hora de ensinar alguma coisa, a punição também não é o melhor caminho quando o aluno não consegue fazer alguma coisa que o professor pede. O chamado controle aversivo gera respostas não condizentes com o comportamento que queremos ensinar ( modelar ). Como assim? A punição gera alguns efeitos colaterais que atrapalham o ensino, entre eles:Eliciação de respostas emocionais:
No momento em que os organismos entram em contato com estímulos aversivos, é observada a eliciação de várias respostas emocionais, como tremores, taquicardia, palpitações ( Moreira & Medeiros-2007 ),além de fazer a pessoa punida ficar com medo de errar novamente.
Outro problema na eliciação de respostas emocionais ocorre com o condicionamento respondente. Ora, quem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Punição negativa e Punição positiva
  • Punição
  • punição
  • Puniçao
  • Puniçao
  • A punição generalizada
  • Infração e punição
  • Punição generalizada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!