punção

Páginas: 3 (596 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2014
Informações ao Paciente sobre Port-A-Cath (Cateter Totalmente Implantado)
Equipe Oncoguia- Data da última atualização: 11/03/2012


Quando seu médico indica a colocação de um Port (Catetertotalmente implantado), ele está visando segurança e qualidade para infusão de medicamentos durante seu tratamento. Essa indicação varia de acordo com as condições de acesso venoso do paciente e doprotocolo de quimioterapia a ser implantado.
O que é e para que serve?
É um dispositivo utilizado para administração de medicamentos e coleta de sangue. Uma opção segura e eficiente no manuseio depacientes oncológicos.
É formado por um reservatório e um cateter. Esse reservatório tem formato cilíndrico ou cônico, e podem ser feitos de silicone, plástico ou titânio.
 
Como é colocado?
Através deum procedimento cirúrgico simples, realizado pelo cirurgião vascular, é instalado após anestesia local, a duração costuma ser de 30 minutos a 1 hora e o paciente pode ter alta no mesmo dia. Senecessário, poderá até receber o medicamento logo após.
 
O reservatório fica logo abaixo da pele na região torácica. Pode ser utilizado para a administração de medicamento ou coleta de sangue, com agulhaespecial. A punção é feita por uma enfermeira, após assepsia rigorosa do local. Durante a punção, os pacientes sentem uma leve sensação de picada, que diminui gradativamente.
 
Vantagens
Durabilidade(até 2000 punções).
Menor taxa de infecção.
Evita punções frequentes.
Conforto e mobilidade.
Dispensa uso de curativos.
Maior eficácia do tratamento, uma vez que não ocorrem episódios frequentesde flebites , trombose venosa e necrose por extravasamento da droga.
Complicações
Infecção.
Obstrução por formação de coágulos.
Migração ou deslocamento do cateter.
Dúvidas mais Frequentes
Énecessário uso de curativos para proteger meu cateter?Apenas após o procedimento de colocação, durante a infusão e até cicatrização do corte, normalmente de 7 a 10 dias (data provável da retirada de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Puncao
  • punção venosa
  • Punção periférica
  • Punção Venosa
  • Punçao venosa
  • Punçao venosa
  • puncão venosa
  • Punção venosa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!