Pulmão humano

Páginas: 2 (269 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2012
Os pulmões do ser humano são órgãos do sistema respiratório, responsáveis pelas trocas gasosas entre o ambiente e o sangue. São dois órgãos de forma piramidal, de consistênciaesponjosa medindo mais ou menos 6 centímetros de comprimento. Os pulmões são compostos de brônquios que se dividem em bronquíolos e alvéolos pulmonares. Os alvéolos totalizam-seem um total de 4 e são estruturas saculares (semelhantes a sacos) que se formam no final de cada bronquíolo e têm em sua volta os chamados capilares pulmonares. Nos alvéolos sedão as trocas gasosas ou hematose pulmonar entre o meio ambiente e o corpo, com a entrada de oxigênio na hemoglobina do sangue (formando a oxiemoglobina) e saída do gáscarbônico ou dióxido de carbono (que vem da célula como carboemoglobinaxina ) com dos capilares para o alvéolo.

Os pulmões humanos são divididos em segmentos denominados lobs(pronuncia-se "lóbos", com a primeira vogal aberta). O pulmão esquerdo possui dois lobs e o direito possui três. Os pulmões são revestidos externamente por uma membrana chamada pleura.Nos pulmões os brônquios ramificam-se profusamente, dando origem a tubos cada vez mais finos, os bronquíolos. O conjunto altamente ramificado de bronquíolos é a árvorebrônquica ou árvore respiratória.

Cada bronquíolo termina em pequenas bolsas formadas por células epiteliais achatadas (tecido epitelial pavimentoso) recobertas por capilaressangüíneos, denominadas alvéolos pulmonares.

Diafragma: A base de cada pulmão apóia-se no diafragma, órgão músculo-membranoso que separa o tórax do abdome, presente apenas emmamíferos, promovendo, juntamente com os músculos intercostais, os movimentos respiratórios. Localizado logo acima do estômago, o nervo frênico controla os movimentos do diafragma.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PULMAO
  • O pulmão
  • pulmao
  • Pulmão
  • Câncer de pulmão.
  • Anatomia do pulmao
  • DESENVOLVIMENTO DO PULMÃO EMBRIONÁRIO E PULMÃO FETAL
  • CA de pulmão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!