pulgão preto

Páginas: 8 (1838 palavras) Publicado: 20 de maio de 2015
Pulgão
Numero de espécies
Atualmente são descritas aproximadamente 4700 espécies de afídeos, sendo a grande maioria originária de clima temperado, e desse total apenas 450 espécies são capazes de colonizar plantas (BLANCKMAN; EASTOP, 2007).
Em um estudo realizado por Eastop (1983), das 288 espécies avaliadas, 227 eram capazes de transmitir vírus, sendo que destas mais de 200 espécies pertenciamà subfamília Aphidinae.
As espécies de afídeos estão distribuídas em 599 gêneros e subgêneros, sendo a sua maioria relatada em clima temperado (DIXON, 1987; FABRICIO, 2003).
Descrição do inseto
O aparelho bucal dos afídeos é classificado como picador sugador, o qual é adaptado para penetração de tecidos e sucção de seiva (COSTA, 1998).
Os indivíduos podem ser ápteros ou alados (MIYAZAKI, 1987), jáquanto a disseminação de vírus, os indivíduos alados são, na maior dos casos, considerados os de maior importância pela transmissão (INOUE-NAGATA; NAGATA, 2002).
Ciclo de vida
Quanto à interferência dos fatores abióticos no ciclo biológico, o aumento ou diminuição populacional das diferentes espécies de afídeos está relacionado diretamente às oscilações de temperatura, precipitação e condiçõesnutricionais das plantas hospedeiras (ROBERT, 1987).
Nas condições climáticas desfavoráveis como, por exemplo, a baixa qualidade do alimento e alta densidade, estimulam o surgimento de indivíduos alados, responsáveis pela migração/dispersão da espécie (Pereira et al. 2009)
Desenvolvimento biológico
O pulgão, geralmente, desenvolve suas colônias nos brotos terminais e, sobretudo, nos pecíolos dasfolhas do feijão-de-corda. Essas colônias são constituídas por muitos indivíduos, em diferentes fases, inclusive alados (SANTOS; QUINDERÉ, 1988).
Danos causados (indireto ou direto)
A ação de sucção dos pulgões provoca o encarquilhamento das folhas, e deformação dos brotos (SILVA; CARNEIRO; QUINDERÉ, 2005). Com o aumento da população de pulgões, as plantas atacadas acabam ficando debilitadas emconsequência da grande quantidade de seiva retirada e de toxinas injetadas na planta.
A excessiva alimentação do inseto sobre plantas jovens, leva à morte, causando uma série de distúrbios na planta, como nanismo, distorção das folhas, atraso no início da floração, e redução dos frutos nas plantas que sobreviveram ao ataque (OFUYA, 1997).

Responsável por vírus na cultura do feijão
São responsáveis pelatransmissão de vírus, com isso constituem se como uma das pragas mais sérias da cultura do feijão(SANTOS; QUINDERÉ, 1988; PETTERSON et al., 1998). Através da sua alimenta, acabam injetando toxinas na planta, e conseguentemente podem transmitir os vírus Cowpea aphid borne mosaic virus, CABMV, e o Cucumber mosaic virus, CMV. Para a contaminação da planta por um vírus, é necessário apenas a picadade prova de um inseto contaminado (SILVA; CARNEIRO; QUINDERÉ, 2005)

Ataque do insetos na planta(falta alterar)
Afídeos causam danos diretos e indiretos em crucíferas. Os danos diretos provêm da sucção da seiva nos tecidos do floema, causando a perda de compostos secundários e deficiência nutricional das plantas, a injeção de toxinas pode induzir má formação dos tecidos foliares e em casos maisacentuados à formação de galhas. Esses efeitos podem levar a morte de plantas jovens (Gallo et al. 2002, Salvadori et al. 2005, Liu & Sparks Jr. 2011).
Indiretamente, os danos ocasionados pelos afídeos conferem desde a redução da fotossíntese pela presença da fumagina, recobrindo o honeydew, substância com alta concentração de açúcares excretada pelos pulgões, e nos casos mais graves através datransmissão de mais de 10 vírus e 5 viroídes, dentre estas, o Vírus do anel negro da couve e Mosaico da couve flor, rabanete e nabo (Pena-Martinez 1992, Gallo et al. 2002, Salvadori et al. 2005).
Seleção do hospedeiro
Um dos estímulos para os afídeos encontrarem seu hospedeiro durante o voo é o contraste de cores entre o solo e o verde das plantas, além da energia refletida entre o solo e vegetação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pulgão
  • Preto
  • Preto
  • preto
  • ouro preto
  • Ouro preto
  • O GATO PRETO
  • Ecologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!