Puericultura

Páginas: 5 (1045 palavras) Publicado: 29 de novembro de 2013
Puericultura
A infância é um período em que se desenvolve grande parte das potencialidades humanas. Para que a criança cresça de maneira saudável e esteja preparada para enfrentar as transformações que ocorrem em seu organismo, é necessário que ela receba cuidados específicos, capazes de promover seu bem estar físico e prevenir problemas que possam interferir em seu desenvolvimentoneuropsicomotor.
Na área da Atenção Primária à Saúde, responsável pela prevenção, promoção e recuperação da saúde dos indivíduos em todas as fases da vida, a Estratégia Saúde da Família (ESF), desde a sua criação no ano de 1993, vem se consolidando como um dos eixos estruturantes do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de movimento de expressiva expansão de cobertura populacional, aprimorando em muito oacesso da população às ações de saúde.
Nesta Estratégia, um dos instrumentos utilizados para o acompanhamento da saúde das crianças é o Programa de Puericultura, que tem como propósito acompanhar o crescimento e desenvolvimento, observar a cobertura vacinal, estimular a prática do aleitamento materno, orientar a introdução da alimentação complementar e prevenir as doenças que maisfreqüentemente acometem as crianças no primeiro ano de vida, como a diarréia e as infecções respiratórias.
O Ministério da Saúde, a fim de garantir a qualidade da assistência prestada à criança, propõe um calendário mínimo de consultas de puericultura, assim distribuídas: uma consulta até 15 dias de vida, com um mês, dois, quatro, seis, doze e dezoito meses, totalizando assim, sete consultas no primeiro anoe meio de vida.
A puericultura é desenvolvida tanto pelo médico quanto pelo enfermeiro. As atribuições do enfermeiro neste programa são:
Realizar o exame físico, apontando os riscos em seu crescimento e desenvolvimento;
Agendar a primeira consulta com o pediatra e demais especialidades médicas quando necessário;
Prover a relação dos nascidos vivos aos Agentes Comunitários da Saúde esolicitar a busca para os indivíduos faltosos do programa;
Preencher o gráfico referente ao peso e a altura nos cartões das crianças;
Verificar a administrar as vacinas de acordo com o calendário básico de vacinação;
Incentivar o aleitamento materno exclusivo até os seis meses;
Orientar a alimentação complementar após os seis meses
Orientar a respeito de como prevenir acidentes de acordo com a faixaetária da criança;
Avaliar o desenvolvimento neuropsicomotor;
Identificar as dificuldades e dúvidas da família.
Dentro desta perspectiva, o enfermeiro, por meio de revisões periódicas, desempenha seu trabalho com ações não apenas clínicas, mas com uma concepção epidemiológica e social, relacionando-as intimamente com o complexo saúde-indivíduo-família-comunidade.
A puericultura, comosubespecialidade da Pediatria, é uma ciência médica que se preocupa com o acompanhamento integral do processo de desenvolvimento da criança. É de fundamental importância, uma vez que é por meio dela que o pediatra tem condições de detectar precocemente os mais diferentes distúrbios das áreas do crescimento em estatura, da nutrição e do desenvolvimento neuropsicomotor. Descobrir antecipadamente osdistúrbios é fundamental para que o tratamento adequado seja aplicado. Quanto mais cedo se iniciar o tratamento, menor é a possibilidade de sequelas e melhor será o prognóstico do quadro clínico. Além disso, o profissional da área deve se dedicar em acompanhar o desenvolvimento social e efetivo da criança, assim, orientando as mães sobre prevenção de acidentes, aleitamento materno, higiene individual eambiental.
Resumindo, o pediatra, através desta ciência, que chegou ao Brasil em 1899, relaciona a evolução da criança, nos aspectos físicos, sociais e psíquicos, com o ambiente onde ela está inserida e com o comportamento das pessoas que lhe prestam os cuidados nas etapas do seu desenvolvimento. As consultas de puericultura têm início, portanto, preferencialmente no pré – natal para que se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Puericultura
  • Puericultura
  • puericultura
  • Puericultura
  • Puericultura
  • Puericultura
  • Puericultura
  • Puericultura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!