Publiocidade e propaganda

1069 palavras 5 páginas
Fundamentos de Marketing

Definições

Marketing pode ser definido como “um processo pelo qual se planeja e efetua a concepção, a fixação do preço, a promoção e a distribuição de idéias, bens e serviços que estimulam trocas que satisfazem aos objetivos individuais e organizacionais”. Associação Americana de Marketing – 1988.

“A meta do marketing é tornar a venda supérflua, é conhecer e entender tão bem o consumidor que o produto ou o serviço se adapte a ele e se venda sozinho”. Peter Drucker – 1992.

“O processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”. Kotler – 2000.

Marketing como orientação da gestão empresarial

1- Produção – Desenvolvem produtos em larga escala. Geralmente encontrados a preços baixo. Seguem a lógica do fabricante e ignoram a qualidade e a variedade de ofertas.
2- Produto – Devido à concorrência organizações passam a desenvolver produtos com melhor qualidade e desempenho e maiores benefícios. Focam o produto e não consideram as necessidades e desejos dos clientes.
3- Vendas – Parte do princípio de que os clientes são inertes e podem ser induzidos a comprar. Não existe a preocupação em estabelecer um relacionamento comercial duradouro com o cliente.
4- Marketing – Parte do princípio de que a base para o desenvolvimento de produtos e serviços é a identificação das necessidades e desejos dos clientes atuais e futuros. Consideram uma relação de longo prazo com seus clientes com benefícios constantes para ambas as partes.

Evolução do Marketing

1- Marketing de Massa (1970) – os clientes são todos iguais. Estímulo indiscriminado à compra.
2- Marketing Segmentado (1980) – os clientes têm necessidades e desejos diferentes.
3- Marketing de Relacionamento (1990) – Observou-se as consideráveis diferenças de comportamentos e atitudes dentro de um grupo de clientes com características

Relacionados