Publicidade

Páginas: 11 (2604 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
ECOLOGIA

A Ecologia é a ciência que estuda as interações dos organismos entre si e o meio ambiente. Ecologia tem origem no grego “Oikos”, que significa casa, e “Logos”, estudo. Foi empregada pela primeira vez em 1866, pelo biólogo alemão Ernest Haeckel, para designar o estudo das relações entre os seres vivos e o meio ambiente em que vivem.

A ecologia estuda as formas de organização dosseres vivos que estão acima do nível do organismo. Estuda, portanto, a população, a comunidade, o ecossistema e a biosfera.



NÍVES DE ORGANIZAÇÃO

Pode-se demarcar o campo de estudo da ecologia considerando o conceito de níveis de organização dos seres vivos.

➢ Organização dos Seres Vivos:

Célula -> Tecido -> Órgão -> Sistema -> Organismo -> População -> Comunidade -> Ecossistema ->Biosfera

➢ Organização Ecológica:

População -> Comunidade -> Ecossistema -> Biosfera



Definições:

População é o conjunto de indivíduos de mesma espécie que vivem numa mesma área e num determinado período. Exemplo: população de ratos em um bueiro, em um determinado dia; 10 mil pessoas vivendo numa cidade em 1996 etc.

Comunidade é o conjunto de populações de diversas espéciesque habita uma mesma região num determinado período. Exemplo: seres de uma floresta, de um rio, de um lago, dos campos, dos oceanos, etc.

Ecossistema é o conjunto formado pelo meio ambiente físico ou seja, o BIÓTOPO (formado por fatores abióticos- sem vida- como: solo, água, ar) mais a comunidade (formada por componentes bióticos- seres vivos) que com o meio se relaciona.

Biosfera é oconjunto formado por todos os ecossistemas da Terra, que constitui a porção do planeta habitada por seres vivos.



INTERAÇÕES ECOLÓGICAS

Os átomos forma toda a matéria que existe. Eles se unem por meio de ligações químicas para formar as moléculas, que possuem centenas a milhares de átomos. A matéria viva é formada principalmente pela união dos átomos, carbono, hidrogênio, oxigênio enitrogênio.

A partir da união de várias moléculas formam as organelas, que são estruturas presentes no interior das células, que desempenham funções específicas. A célula é a unidade básica da vida, sendo imprescindível para a existência dela.

Com a união de células especializadas, são formados os tecidos. Eles estão presentes apenas em alguns organismos multicelulares como as plantas eanimais.

Os tecidos se organizam e se unem, formando os órgãos. Eles são formados de vários tipos de tecidos. O coração, por exemplo, é formado por tecido muscular, sanguíneo e o tecido nervoso. Nossos ossos são formados por tecido ósseo, sanguíneo e nervoso.

Pela união de vários órgãos, que trabalham em conjunto para exercer uma determinada função corporal, são formados os sistemas. Osistema digestório, por exemplo, é formado por vários órgãos, como boca, estômago, intestino, glândulas etc.

A união de todos os sistemas forma o organismo, que pode ser um peixe, uma pessoa, uma planta, um cachorro, um pássaro, um verme etc.

Dificilmente um organismo vive isolado, ele interage com outros organismos da mesma espécie e de espécies diferentes, e também com o meioambiente. O conjunto de organismos da mesma espécie, interagindo entre si e que habitam em um determinada região, em um determinado período, chama-se população (a partir de população inicia-se a organização ecológica).

O conjunto de populações de diversas espécies que habita na mesma região, num determinado período, é chamado de comunidade. Sobre a comunidade, atuam vários fatores físicos equímicos do ambiente, como a luz, a umidade, a temperatura, sais minerais etc. Esses fatores são chamados de fatores abióticos ou bióticos.

➢ Fatores abióticos: Conjunto de todos os fatores físicos que podem acontecer sobre as comunidades de uma certa região.

➢ Fatores bióticos: Conjunto de todos os seres vivos que interagem numa certa região e que poderão ser chamados de comunidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Publicidade
  • Publicidade
  • Publicidade
  • Publicidade
  • Publicidade
  • Publicidade
  • publicidade
  • publicidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!