publicidade
O trabalho de um produtor se resume a muita dedicação e organização. Um filme depende da seriedade e comprometimento de toda a equipe técnica sob a supervisão do produtor. Conforme a Produtora Vera Regina Munhoz, o produtor é, “Acima de tudo batalhador. Precisa de garra, jogo de cintura, firmeza de opinião e de caráter.” Para o Produtor Daniel Bernardinelli o produtor “É também quem resolve os problemas que surgem no meio do processo. O produtor tem sempre a obrigação de ter um ‘Plano B’ um ‘Plano C’, ‘D’, etc. Sempre tem que ter uma alternativa, uma saída para solucionar o problema.” Somando todas essas características, o produtor carrega consigo a importância do projeto não só para ele ou para a sua equipe, mas também, para as empresas patrocinadoras e patrocinadores em geral que confiaram a ele os investimentos para que o retorno seja significativamente positivo e surpreendente.
Dessa forma, a entrevistada Letícia de Cássia afirma que “O produtor de cinema é uma pessoa com conhecimentos de planejamento e liderança em gestão de pessoas, com percepção para projetos de curto e longo prazo, capacidade de negociação, estratégia e atento para as temáticas contemporâneas.” Para exigir a motivação de toda a sua equipe, inclusive dos atores, o produtor precisa sentir-se motivado e, principalmente, gostar do que faz. Esse é um dos grandes segredos para ser um bom produtor no mercado de trabalho cinematográfico. Ele realmente faz o filme acontecer, por isso, lhe é dado o controle total sobre a produção geral.
O produtor reúne os elementos necessários à realização e garante a viabilidade do filme. Ele combina competências, talentos, idéias, tecnologias e capital. Ele gerencia elementos do ato de empreender, tais como a iniciativa e a capacidade criativa, o que o faz um empreendedor. Em linhas gerais, sua missão é gerar a interface entre o mundo da criação artística e o das lógicas econômicas. Ele deve conseguir articular