Publicidade e propaganda

Páginas: 5 (1064 palavras) Publicado: 6 de maio de 2013
[pic]


Publicidade e Propaganda



[pic]




Nome: Débora S. Cavalcante RA: 6826325920

Nome: Ingrid Alves Taratá RA: 6814002715

Nome: Ligia Miura RA: 1299550515

Nome: Priscila X. Costa RA: 6662415277

Nome: Rubia Karen da Cruz RA: 6659417919

Nome: Tâmara Thais RA: 6814002801

Nome: Thais deFreitas RA: 6622359780



Professor: Haroldo





Osasco
04 de maio de 2013







Product Placement





O Product Placement assume-se como uma ferramenta de comunicação, um ponto forte da publicidade, pois é uma estratégia de marketing que consiste na introdução de propagandas no meio de novelas, filmes, programas de TV e atualmente até em canaisde vídeos na internet. É muito confundida com merchandising, porém merchandising é somente a exposição de um produto no ponto de venda.

No cinema essa estratégia é usada há muito tempo. O primeiro caso documentado de uma marca que pagou para aparecer em um filme foi ainda no cinema mudo, numa cena do filme “The Garage” em 1919, no qual havia uma placa da marca Red Crown Gasoline[pic].











O que não parou por aí, o primeiro filme a receber um Oscar também consistia no product placement. “Wings”, de 1927, que tinha como coadjuvante em determinada cena o chocolate Hershey’s.

[pic]





Contudo, os irmãos Marx também entraram na onda, exibindo o doce Life Savers em seu filme de 1932, porém, foi com o Michel Bay que a quantidade deproduct placements foi superada em 2009, com o filme “Transformers: A Vingança dos Derrotados” onde o diretor mostrou nada menos do que 47 marcas no filme, porém não é do "Tranforme"s o recorde de product placement, mas sim do filme "O Terminal", que tem mais de 100 propagandas incluídas no filme.

Cena do filme Transformes

[pic]







product placement também pode ser contextual, deacordo com a região onde é exibido: na versão norte-americana do filme “O Demolidor” de 1993, onde marca presença o restaurante Taco Bell. Já na versão européia, quem surge em meio aos diálogos é a Pizza Hut!

[pic]





Na TV a introdução do product placement,começou a ser usada quando se percebeu a necessidade de um maior alcance das propagandas, já que alguns avanços da tecnologiafizeram com que o alcance dos comerciais diminuíssem. No entanto, através da utilização dessa técnica desenvolveu-se a globalização das marcas, e assim emergiram novas formas de comunicação persuasiva.









A colocação de produto não é bem divulgada na TV como é no cinema, mas está crescendo rapidamente. Mais comumente referido como integração de produto nesta mídia, este processo temque compartilhar seu espaço publicitário com comerciais tradicionais, também conhecidos como comerciais de trinta segundos. Desde o começo da programação de televisão, os anunciantes têm contribuído com muito dinheiro para promover seus produtos e marcas. O comercial de 30s predominou por muito tempo. Isto significa que pode haver apenas um vencedor no campo da publicidade televisiva? Nãonecessariamente.





Há uma grande diferença entre integração de produto e um comercial padrão de 30s. Sim, ambas são um meio similar para a mesma finalidade, mas não quer dizer que há lugar apenas para um destes veículos no bloco publicitário. Na verdade, a tendência atual é uma combinação dos dois. Esta tendência pode, em grande parte, ser atribuída para muito reality shows da televisão, queparecem ser a combinação perfeita para a integração do produto.

O melhor exemplo disto é o show de talentos "American Idol". Não apenas os segmentos de cada episódio estão no meio de anúncios de Coca-Cola, ATandT Wireless, Old Navy e Ford, mas algumas destas marcas e produtos são evidentes em cada episódio





[pic]







No entanto, o aparecimento das marcas pressupõe inúmeras...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PUBLICIDADE E PROPAGANDA
  • PUBLICIDADE E PROPAGANDA
  • Publicidade e Propaganda
  • Publicidade e Propaganda
  • publicidade e propaganda
  • Publicidade e Propaganda
  • Publicidade e propaganda
  • publicidade e propaganda

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!