publicidade e propaganda

Páginas: 7 (1567 palavras) Publicado: 9 de março de 2014
PESQUISA FACULDADE – PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Tema 1: Publicidade e Propaganda - Diferenças e Similaridades

Publicidade e Propaganda (Semelhanças e Diferenças)

Resumindo: Enquanto a publicidade é o veículo de comunicação, a propaganda é o material da campanha.
Qual a diferença entre propaganda e publicidade? 
A origem do termo propaganda da forma que o entendemos atualmente vem daaplicação de doutrinas religiosas ou princípios políticos. Que ficou em si mais conhecido quando a Igreja Católica usou dele para poder propagar a sua mensagem.

Alguns diferem a publicidade da propaganda de um jeito mais fácil: propaganda é o anúncio que tem veiculação paga como em revistas, televisão e links patrocinados na internet etc. Em quanto à publicidade já seria a comunicação não paga,que pode acontecer de forma espontânea. Como quando você falar bem de algo para seu amigo, ou quando um jornal aceitar publicar uma nota sem custo.

Fonte: http://www.conceitoideal.com.br/Publicidade-e-Propaganda/qual-a-diferenca-entre-propaganda-e-publicidade.html


Para alguns especialistas o segredo do bom marketing é gerar publicidade e não propaganda, pois:
 
Na Publicidade, vocêtrabalha de forma que possibilitam às pessoas divulgarem, falarem a favor, do seu produto. 

Propaganda já é uma forma mais lenta, onde quem divulga fala sobre o seu produto é você mesmo. Dessa maneira, sempre vai ter quem ficara com o pé atrás. 

Segundo Al Ries, é melhor fazer uma boa publicidade indireta que trabalhar com uma propaganda, é mais fácil promover eventos onde de forma direta ouindireta o seu produto seja associado ou relacionado a algo que já tenha algum destaque. 

Não importa o quão bom ou pratico o seu produto se você não souber como despertar o interesse sempre haverá receios e suspeita do comprador, por mais que você faça a propaganda do seu produto levara tempo para ter aceitação e referencia.
Para resolver este problema poderia ser feita uma estratégia dePublicidade e não de Propaganda. 

Sendo assim você poderia selecionar em qual mídia você poderia estar divulgando se fosse TV em qual horário em qual programa você iria mostrar o seu produto e de que maneira faria isso, se for à mídia impressa qual seria revista jornal qual o dia da semana sairia o seu anuncio.
Por exemplo, você tem um processador manual, como passar a melhor impressão a respeito dele,um anuncio em jornal não mostraria seu produto na pratica não adianta falar que seu produto é bom que ele é pratico, sendo que ele não vai passar de uma foto impressa o seu publico alvo necessita que você mostre ele na pratica que maneira melhor de demonstrar o seu produto seria um comercial durante um programa de culinária na TV, lembrando que mesmo que você veicule seu comercial ele não teriatanta eficácia se você simplesmente demonstrasse seu produto, ele precisaria que o publico seja convencido, apesar dos tempos estarem mudando os garotos propagandas são ainda o que passa a confiança do seu produto, você colocar um desconhecido apresentando o seu produto não importa em qual canal ou programa ele não vai causar o mesmo impacto que se um famoso apresentasse
Dessa maneira variasinserções de seu produto durante a grade da programação do canal não seria tão eficiente quanto você colocar o seu produto dentro dos horários certos, colocar o seu produto para o galã da novela estar cozinhando durante uma cena, ou mesmo um apresentador usar seu produto na hora de fazer o seu quadro de culinária, seria a forma mais inteligente de poder mostrar o produto e gravar a sua marca, no seuconsumidor.

Este diferencial passará a despertar a curiosidade das pessoas em conhecer as vantagens do produto e todas as pessoas que entrarem em contato buscando seu produto acabarão tendo conhecimento e contato com ele. 

Certamente as pessoas comentarão que aquele produto é bom que o material provavelmente seja o melhor, pois foi escolhido por uma grande emissora para uso nos seus...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PUBLICIDADE E PROPAGANDA
  • PUBLICIDADE E PROPAGANDA
  • Publicidade e Propaganda
  • Publicidade e Propaganda
  • Publicidade e propaganda
  • publicidade e propaganda
  • Publicidade e Propaganda
  • Publicidade e propaganda

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!