Publicidade e Propaganda

Páginas: 2 (391 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2013
Em 1970, surgem os mais altos índices de inflação na economia brasileira, dando força aos consumidores criarem um movimento de defesa no país. A década se encerrava num pesadelo econômico, mas com aesperança que de a década seguinte fosse melhor.
É criada então em Porto Alegre, 1975, por Frederico Renato, a Associação de Proteção ao Consumidor. De início, as reclamações eram sobre o maufuncionamento de produtos eletrônicos.
Em 1976, foi criado o PROCON em São Paulo, tinha como intenção inicial, orientar consumidores e promover acordo em situações de conflito nas relações de consumo.
Emnovembro de 1981, no Globo foi publicada pela primeira vez, a página de Defesa do Consumidor. O foco da cobertura era o preço versus qualidade e a necessidade de informações básicas como prazo devalidade do produto.
O primeiro seminário de Defesa do Consumidor, em Brasília, foi realizado em 1982, pela Câmara dos Deputados. Qualidade dos produtos, propaganda enganosa, serviços públicos eeducacionais foram os temas mais debatidos.
Devido à demanda crescendo, o governo investiu no PROCON, reestruturando o órgão em 1983. Já nesta época, as reclamações mais recorrentes variavam entre problemascausados por alimentos contaminados e acidentes de consumo. Ainda neste ano, o Inmetro criou a divisão do consumidor para de defendê-los contra fraudes.
João Figueiredo, presidente da República, criaem 1984 o Juizado de Pequenas Causas.
Em 1987 a diretora executiva do PROCON, funda o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), uma associação de consumidores sem fins lucrativos e semqualquer vínculo com empresa, governos ou partidos políticos.
Os trabalhos para a elaboração do Código de Defesa do Consumidor se iniciam em 1988.
O ano de 1990 é considerado o ano mais importantepara o movimento, pela promulgação do Código de Defesa do Consumidor. O presidente tinha como meta instalar 2.500 Procons em todo o país. No mesmo ano, Collor também extinguiu o Conselho Nacional de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PUBLICIDADE E PROPAGANDA
  • PUBLICIDADE E PROPAGANDA
  • Publicidade e Propaganda
  • Publicidade e Propaganda
  • Publicidade e propaganda
  • publicidade e propaganda
  • Publicidade e propaganda
  • publicidade e propaganda

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!