publicidade online

Páginas: 5 (1083 palavras) Publicado: 17 de maio de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA
PUBLICIDADE ONLINE















FICHAMENTO




SIMON KLECIUS SILVA DE SOUZA




MARÇO DE 2014
Atividade: Fichamento do texto: “
Formatos da publicidade digital:evolução histórica e aprimoramento tecnológico”(CARNIELLO, P. in MONICA, R. INTERCOM. Fortaleza: 2009)


Neste texto, o autor analisa a comunicação como produto do meio social, estando em constante mutação, a comunicação somente possui sentido em constante mudança, isso exige que os profissionais se atualizem constantemente. produto do meio social, envolvendo relações de interesse e poder que impossibilitam sua total pureza eneutralidade.
A digitalização das mídias é um evento recente, mas que trouxe várias mudanças no mercado afetando os profissionais de publicidade.
A comunicação publicitária tem por função esconder a origem fabril dos produtos, incorporando valores abstratos a eles, por meio daquilo que se conhece marca.
No século XX, o desenvolver de tecnologias traz a necessidade de mudanças nas relações sociaisculturais, sociais e artísticas, criando a indústria cultural e, posteriormente a cultura digital.
Essa linguagem digital trouxe uma mudança nos papéis de emissor, receptor, mensagem e canal, bem distintos nas teorias de comunicação originais.
Nessa revolução, os meios de produção, antes restritos as empresas, passaram a ser acessíveis a anunciantes e públicos, em função da popularização docomputador.Os meios de comunicação se multiplicaram tornando os canais mais segmentados e pulverizando a audiência.
Nesse contexto a publicidade se reconfigurou com soluções adequadas à nova realidade, agora com um leque de olhares sobre o tema.
A publicidade se enraizou de tal maneira no cotidiano que hoje se le o munod intermediado por interesses econômicos de máquinas produtoras de imagens,apresentando o consumo como a porta de mundo ideal.
Esse processo se ampliou com a internet pois a publicidade está na internet e os meios de produção atuais colocam o ser humano quase o tempo todo online.
a) A tecnologia digital obrigou a publicidade a romper com o controle da mensagem, os meios tradicionais nunca deram um direito de resposta, como é na internet. Os meios de produção sempre estavamconcentrados na mão de poucas pessoas e empresas. Hoje qualquer pessoa pode ser um fornecedor de informações.
b) A tecnologia trouxe o marco zero da comunicação, diminuindo o tempo entre emissão e retorno.
c) Agora os dados da publicidade online podem ser quantificáveis e a publicidade programável em função disso.
d) Agora as campanhas não são lineares.
e) A automação das mídias digitais estádiminuindo o processo criativo.
Segundo Riou (2002) até a década de 1980 havia duas formas tradicionais de publicidade: a persuasão, na qual o anunciante provava que o produto dele era o melhor e a projeção-identificação, na qual as pessoas se projetavam em imagens estereotipadas associadas a um produto.
Na publicidade contemporânea há o compartilhamento de referencias culturais comuns entreanunciante e consumidor, essa característica da cultura digital não busca convencer o consumidor a consumir mas estabelece elos de cumplicidade revelando que o anunciante sabe exatamente o que o consumidor pensa, do que ele gosta e não gosta.
O atual público é muito mais participativo, fazendo críticas e compartilhando conteúdo com o idealizador.
Esse novo perfil de publicidade possui algumascaracterísticas:
Fragmentação das campanhas em múltiplos filmes sem relação de uns com os outros;
O produto não é mais o herói, as campanhas tem função de divertir;
As marcas compreenderam que os consumidores estão acostumados as mídias;

A revolução digital permitida pelas novas ferramentas digitais permite que o publicitário manipule a campanha até o impossível
A democratização dos meios...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Publicidade online
  • Publicidade Online e Conceito de Banner
  • Monografia Publicidade Online
  • A verdade sobre a publicidade online
  • Online
  • online
  • online
  • Online

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!