Pubbicliadde

3194 palavras 13 páginas
PUBLICIDADE E PROPAGANDA
DISCIPLINA: MÍDIA I
AULA 01 – 01

AGÊNCIA DE PUBLICIDADE No Brasil, segundo a Lei nº 4.680, de 18 de junho de 1965, que dispõe sobre o exercício da profissão de publicitário, a agência de propaganda é pessoa jurídica especializada na arte e técnica publicitária, que estuda, concebe, executa e distribui propaganda aos veículos de divulgação, por ordem e conta de clientes anunciantes, como objetivo de promover a venda de produtos e serviços, difundir idéias ou informar o público a respeito de organizações ou instituições.

Embora a Lei não faça distinção, tecnicamente atribuem-se significados diferentes aos termos "propaganda" e "publicidade". A primeira é a divulgação de idéias e atitudes com finalidades políticas dirigida basicamente ao cidadão. A Segunda é uma técnica de persuasão inserida na atividade global de marketing, com o objetivo de induzir o mercado potencial a preferir determinada marca ou produto.

Na primeira metade do século passado, na Inglaterra e nos EUA, havia corretores de propaganda que recolhiam anúncios dos comerciantes e os colocavam nos jornais e revistas, recebendo destes uma comissão. Com o passar do tempo, esses corretores foram ampliando o âmbito de suas atividades e contratando o serviço de outros profissionais, como redatores e desenhistas.

No início do século XX, surgia nos EUA a American Association of Advertising Agencies (AAAA), primeiro órgão de classe a reunir os empresários dessa profissão. Hoje existem várias entidades de classe internacional, entre elas, a International Advertising Association.

ESTRUTURA DA AGÊNCIA DE PUBLICIDADE
Dentro de uma agência de publicidade ocorre uma divisão das tarefas. Como em uma empresa normal, há departamentos designados para determinadas funções, porém, por se tratar de uma profissão "criativa" às vezes esses departamentos, ou o modo operacional da empresa, podem diferenciar de empresas de outros segmentos. Os cargos

Relacionados