Pu Blico Alvo E Marca Rafael TCC2

1976 palavras 8 páginas
Público alvo
A definição de público alvo não pode se restringir em classificações de consumidores das classes sociais A e B, acima de 25 anos, por exemplo, por ser muito simplista. Segundo Lupetti (2007), além de cumprir os objetivos de marketing, para o conhecimento de quem e de quantos consumidores a organização quer atingir é necessário também definir que nível de impacto a comunicação deve ter.
Analisar o comportamento do comprador é questão indispensável para a definição do público alvo, compreendendo possíveis compradores dos produtos, os usuários atuais, as pessoas ou grupos que têm poder de decisão nas compras ou ainda públicos específicos. Dividir o mercado de clientes em subgrupos homogêneos ou agrupar pessoas com características semelhantes em relação aos padrões comportamentais, às atitudes, aos hábitos, às características demográficas e psicográficas etc, logo, é essencial a segmentação. (LUPETTI, 2007).
O princípio da segmentação, segundo Côrrea (2008) é quando se precisam definir as características de cada segmento para que todos os componentes do processo de marketing estejam sintonizados com os integrantes desses segmentos.
Côrrea (2008, p. 15) enumera que “para que o mercado seja segmentado, é preciso traçar o perfil do consumidor em termos demográficos, sociais, culturais, religiosos, econômicos,

comportamentais

e

psicológicos.”.

Ainda

aspectos

comportamentais em relação ao estilo de vida, hábitos de compra, de consumo e de uso de um determinado produto/serviço.
Lupetti (2007) apresenta estratégias para determinação de consumidores finais em uma organização, que são quatro: (1) alvo com base nos clientes atuais, a partir de uma análise dos consumidores atuais de produtos e ou serviços existentes fornecerá informações sobre o perfil dos mesmos; (2) alvo com base nos clientes da concorrência, esta estratégia só terá sentido se os clientes da concorrência possuírem o mesmo perfil buscado pela organização; (3) alvo com base nos entrantes da

Relacionados