puérperas primiparas

Páginas: 13 (3149 palavras) Publicado: 8 de março de 2014
FACULDADES INTEGRADAS DO VALE DO IGUAÇU
CURSO DE ENFERMAGEM










DAIANE







PUÉRPERA PRIMÍPARA NAS 48 HORAS PÓSPARTO: DIFICULDADES NOS CUIDADOS AO
RECÉM-NASCIDO


















UNIÃO DA VITÓRIA – PR
2013 
DAIANE



















PUÉRPERA PRIMÍPARA NAS 48 HORAS PÓSPARTO: DIFICULDADES NOS CUIDADOS AO
RECÉM-NASCIDOTrabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de enfermagem das Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu, como requisito para obtenção do grau do Bacharel em Enfermagem.

Orientador:  









UNIÃO DA VITÓRIA – PR
2013
SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO

A gravidez é um processo natural da vida da mulher,e um grande evento dentro da família, enfim um acontecimento tão notavel éinesquecível que deverá estar envolto por todos os cuidados. Sabemos, porém, que nem todas as gestações transcorrem tranquilas, infelizmente, colocando em risco a vida da mãe e do feto, e aquilo que era motivo de orgulho e esperança, torna-se ansiedade e medo (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2004)
Desta forma, pretende-se que o estudo do tema abordado contribua para o aprimoramento do desempenho das práticas deenfermagem no que respeita à educação para a saúde com vista em esclarecer as principais dúvidas das puérperas prímiparas, de modo em que sintam-se seguras e capacitadas a atender às necessidades dos recém-nascidos, contribuindo deste modo, para reduzir os seus medos e ansiedades em relação à problemática de forma a satisfazer as necessidades tanto da puérpera como do recém-nascido nessaimportante fase.
Neste período a mulher necessita de orientação, apoio afetivo e atenção, sendo assim a enfermagem é de estrema importância já que estes profissionais têm preparo técnico e científico para desenvolver todos os cuidados necessários para proporcionar uma melhor recuperação, prevenção de possíveis complicações e fornecer informações necessárias (BARROS,2006) .
A enfermagem tem comoprincipais objetivos, o cuidado humano e uma das muitas formas de promover, é através da educação para a saúde, a qual contribui para composição a autonomia e auto-confiança de cada indivíduo. Desta maneira observamos a necessidade de uma assistência de enfermagem de qualidade, uma vez que esta, constitui uma oportunidade para que os pais adquiram conhecimentos acerca da prestação de cuidados aorecém-nascido, contribuindo para fortalecer o auto conceito dos mesmos, para que se sintam mais seguros e confiantes no desempenho do novo papel de pais, Desta maneira observamos a necessidade de uma assistência de enfermagem de qualidade, na tentativa de minimizar as intercorrências ocorridas em todas as fases da gravidez e do puerpério.



1.1 Justificativa.

A preocupação com o preparo das mãesprimíparas vem sendo constante na vida profissional do enfermeiro, surge aqui uma oportunidade de realizar um estudo sobre o tema bem como identificar e orientar essas mães colocando em prática o conteúdo adquirido durante o curso de graduação.
Sabendo-se que uma das contribuições de enfermagem no processo de cuidar e promover a saúde é o a orientação boa e efetiva de forma adequada aopaciente, logo não podem ser dispensadas para as mães frente aos cuidados que as mesmas têm sobre seus filhos.
após analizar as principais dúvidas apresentadas, resolveu-se desenvolver este presente trabalho para auxiliar as mães nas primeiras 48 horas frente ao seu bebê para que esse momento, além de satifatório e especial para ambos, também seja de grande responsabilidade e dedicação para que tudosaia de forma mais agradável possível. Desta forma o presente estudo pretende exclarecer os tabus existentes e contribuir para uma maternidade afetiva e saudável das gestantes participantes.
Para o meio acadêmico, o presente estudo servirá como fonte de pesquisa, pois o mesmo trás diversas informações de relevância teórica onde servirá de base para outros estudos para o futuro profissional,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Puerpera
  • Puerpera
  • puerpera
  • evolução puerpera
  • Exame Físico Puérpera
  • Simulação Caso Clínico Puerpera
  • Percepção de puérperas sobre o parto humanizado
  • Observação da interação puérpera e do neonato em uma maternidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!