PTTC MARKUS DANILO ORIGINAL Artigo

1833 palavras 8 páginas
Preconceito Linguístico

BRAGA, Daniela1
SANTOS, Erika2
AZEVEDO, Fabiola3
BATISTA, Gessica4
PEREIRA, Andreia5

RESUMO: Este trabalho apresenta os elementos que constituem a estrutura de um artigo científico, nesse artigo iremos discorrer sobre o preconceito linguístico, com base no discurso e nas ideias de Marcos Bagno. Apresentando ideias para a compreensão do discurso preconceituoso.

PALAVRAS - CHAVE: preconceito linguístico; mito; Marcos Bagno; sociedade; linguística.

Introdução:

Parece haver cada vez mais, nos dias de hoje, uma forte tendência a lutar contra as mais variadas formas de preconceito, a mostrar que eles não têm nenhum fundamento racional, nenhuma justificativa, e que são apenas o resultado da ignorância, da intolerância ou da manipulação ideológica.
Infelizmente, porém, essa tendência não tem atingido um tipo de preconceito muito comum na sociedade brasileira: o preconceito linguístico. Muito pelo contrário, o que vemos é esse preconceito ser alimentado diariamente em programas de televisão e de rádio, em colunas de jornal e revista, em livros e manuais que pretendem ensinar o que é “certo” e o que é “errado”, sem falar, é claro, nos instrumentos tradicionais de ensino da língua: a gramática normativa e os livros didáticos. (BAGNO, 1999, p. 13).

O nosso objetivo nesse artigo é mostrar como o preconceito linguístico está cada vez mais presente na nossa sociedade, como disse Bagno, existe uma forte tendência de lutar contra diversos tipos de preconceitos, porém as pessoas esquecem que o preconceito linguístico está cada vez mais presente em nosso dia a dia e passando por despercebido aos nossos olhos. É de se estranhar que ainda seja empregada a ideia de estabelecer um padrão de escrita e fala, restringindo-as a uma parte mais privilegiada da sociedade assim como ocorreu nos séculos passados, isso é uma atitude que prejudica ao invés de ajudar no progresso mais contribui para o atraso cientifico e social, porque a linguagem é um

Relacionados