Ptt06 05

449 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
MESTRADO PROFISSIONAL DE GESTÃO ORGANIZACIONAL
CULTURA E MUDANÇA ORGANIZACIONAL

DÉBORA VASCONCELOS

1. THEORIES AND MODELS OF ORGANIZATIONAL CHANGE

Nesse texto é discutido a importância e a necessidade do entendimento das teorias e modelos sobre a mudança organizacional. O que tem em sua utilidade a avaliação de uma organização em nível macro, quando em relação aos seus líderes que deveriam ler e se atualizarem com essas teorias e modelos constantemente. Sendo assim, esse artigo revê as seis principais tipologias da mudança organizacional.
Existem muitas teorias e modelos sobre mudança organizacional em toda base multidisciplinar da literatura. Com isso, o assunto foi limitado a modelos de mudança organizacional sobre a raça humana, amostras biológicas e grandes teorias que englobam aspectos gerais.
Como dito antes, o texto discorre sobre 6 categorias, as quais tem pressupostos independentes das ideologias que fornecem informações sobre a compreensão da mudança organizacional. Os primeiros exemplos de modelos evolutivos são modificados pela teoria da seleção natural aplicada a mudança organizacional.
A maioria delas é baseadas no modelo matemático para o caos, o qual traz preocupações levantadas no texto sobre sua capacidade para explicar a mudança organizacional, devido a sua origem não ser baseada no campo humano. Pois é difícil a ligação de variáveis ambientais com o controle de todas as outras, referentes a mudança organizacional.
Visto que, através da lente dos recursos humanos, a mudança organizacional é complexa para os indivíduos porque eles têm que mudar sua abordagem atual, que está ligada a sua identidade e pontos fortes. Outra preocupação é excessivamente de caráter determinista desses modelos, ou seja, como a natureza da mudança organizacional e suas fases são um pouco predeterminadas.
Segundo o texto, muitos teóricos apontam para os modelos de mudanças dizendo que a preocupação desses não são para o bem das

Relacionados