PTO Resumos Refletindo sobre desemprego e agravos a sau de mental e Si ndrome de Burnout

3181 palavras 13 páginas
Resumo: Refletindo sobre desemprego e agravos à saúde mental

No estudo do desemprego mostra-se fundamental um olhar atento para o trabalho, pois em inúmeras vezes é no contexto de trabalho que começam a emergir agravos à saúde devidos ao medo do desemprego.
As reações do desempregado à sua condição não são fruto apenas das perdas materiais que sofreu, mas, sim, da impossibilidade de expressar-se, desenvolver-se e deixar sua marca no mundo.
O fato de não estar trabalhando, leva o homem a enfrentar um processo de desvalorização social.
O trabalho passa, dessa forma, a ser uma maneira de estar incluído e locado na sociedade.
O mundo atual é miserável de afeto pelo outro, mas, como destacam Guattari e Rolink (1986), ambiente de trabalho pode ser uma fonte de reconhecimento e troca de afeto.
O processo de adoecimento e os reflexos psicossociais do desemprego começam quando o trabalhador percebe o risco de ficar desempregado.
O distanciamento do meio social torna-se inerente, uma vez que ocorrem rupturas dos laços de sociabilidade que foram constituídos no mundo do trabalho.
Frente a essa perspectiva de sociabilidade, destaca-se a importância do trabalho enquanto ser social, pois se entende a identidade de trabalhador como representatividade da identidade do eu. A ruptura social advinda com o desemprego permeia o afastamento do sujeito das principais referências de seu cotidiano e, assim, ele pode encontrar na doença um refúgio. A representatividade de estar doente passa a ser menos constrangedora socialmente do que a de estar desempregado.
A falta de requisição e de compromissos, advindos da condição do desemprego, pode gerar excesso de tempo e redução de exigências no geral. Essa dificuldade para preencher o tempo por falta de atividade pode acarretar distintas reações de natureza emocional, psicológica, física, comportamental, familiar, econômica, profissional ou social.
Mostra-se notório a demasiada importância que o trabalho assume na vida dos seres humanos, sendo

Relacionados