PTI CORRIGIDO

1630 palavras 7 páginas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO
A expressão Serviço Social foi usada pela primeira vez em 1904 nos Estados Unidos. Os agentes sociais, executores da prática da assistência social, profissionalizaram-se com ênfase na prestação de serviços, denominado SERVIÇO SOCIAL.
Na Europa e Estados Unidos o surgimento do Serviço Social esteve atrelado ao contexto da Revolução Industrial, surgimento e ascensão do capitalismo industrial, entre os séculos XVIII e XIX. Diante das sequelas sociais impostas por este sistema aos trabalhadores. Surgem as práticas assistenciais que serviram como mecanismos de consolidação da hegemonia capitalista.
No Brasil o Serviço Social foi regulamentado como profissão a partir de 1930 e teve várias fases. É a partir da década de 40 quando começam as inquietações dentro da profissão, que começaram a ocorrer mudanças substanciais que a levou para um lado mais abrangente, com mais autonomia dentro do que se propõe como profissão que trata diretamente com o ser humano. Sendo assim então se tornou indispensável, pois não se tratava penas de ajudar operários a aceitar sua condição de gerador de capital, e sim de atuar como total conhecedor das necessidades humanas, ajudando também a enxergar novos horizontes, novas perspectivas, outros conhecimentos e outras possibilidades que aquelas a que tem naquele momento como único meio de seguir em frente, na luta pela sobrevivência.
Este trabalho resgata historicamente o surgimento do serviço social e seus avanços na profissão. Apresenta também como igreja católica colocava seu poder e influência a serviço da classe dominante. Contextualiza sucintamente a década de 30 e 40 e a prática no conservadorismo e assistencialista do Serviço social. A década de 60 surgem questionamentos e a revisão destas práticas, a partir das mudanças política que o País vinha sofrendo. Assim, na década

Relacionados