Pt

Páginas: 5 (1130 palavras) Publicado: 26 de maio de 2015

Felipe de Jesus Pimentel




Trabalho
DE
Língua portuguesa






Rio de janeiro
2015


Felipe de Jesus Pimentel







Trabalho
DE
Língua portuguesa




Trabalho de língua portuguesa que busca demonstra um entendimento sobre: Crase
Orientador: Julia





Rio de janeiro
2015
Sumario
Crase........................................................................... 4
Novo AcordoOrtográfico............................................. 5
Separação silábica...................................................... 8


















Crase
Temos vários tipos de contração ou combinação na Língua Portuguesa. A contração se dá na junção de uma preposição com outra palavra.Na combinação, as palavras não perdem nenhuma letra quando feita a união. Observe:
• Aonde (preposição a + advérbio onde)
• Ao(preposição a + artigo o)
Na contração, as palavras perdem alguma letra no momento da junção. Veja:
• da (preposição de + artigo a)
• na (preposição em + artigo a)
Agora, há um caso de contração que gera muitas dúvidas quanto ao uso nas orações: a crase.
Crase é a junção da preposição “a” com o artigo definido “a(s)”, ou ainda da preposição “a” com as iniciais dos pronomes demonstrativosaquela(s), aquele(s), aquilo ou com o pronome relativo a qual (as quais). Graficamente, a fusão das vogais “a” é representada por um acento grave, assinalado no sentido contrário ao acento agudo: à.
Para saber se a crase é aplicável, ou seja, se deve ser usada a contração à (com acento grave) em vez da preposição a (sem acento), aplique-se uma das regras de verificação:
1) Substitui-se a preposição a poroutra preposição, como em ou para; se, com a substituição, o artigo definido a permanecer, então a crase é aplicável.
Exemplos:
Pedro viajou à Região Nordeste.
Com crase, porque equivale a Pedro viajou para a Região Nordeste.
Pedro viajou a Portugal.
Sem crase, porque equivale a Pedro viajoupara Portugal.
4
2) Troca-se o complemento nominal, após "a", de um substantivo feminino para um substantivo masculino; se, com a troca, for necessário o uso da combinação ao, então a crase é aplicável.
Exemplos:
Prestou relevantes serviços à comunidade.
Com crase, porque ao se trocar o complemento — Prestou relevantes serviços ao povo — aparece a combinação ao.
Chegarei daqui a uma hora
Sem crase,porque ao se trocar o complemento — Chegarei daqui a um minuto — não aparece a combinação ao.
Obs.: a crase não ocorre antes de palavras masculinas; antes de verbos, de pronomes pessoais, de nomes de cidade que não utilizam o artigo feminino, da palavra casa quando tem significado do próprio lar, da palavra terra quando tem sentido de solo e de expressões com palavras repetidas (dia a dia).
NovoAcordo Ortográfico
O Novo Acordo Ortográfico  visa simplificar as regras ortográficas da Língua Portuguesa e aumentar o prestígio social da língua no cenário internacional. Sua implementação no Brasil segue os seguintes parâmetros: 2009 – vigências ainda não obrigatórias, 2010 a 2012 – adaptação completa dos livros didáticos às novas regras; e a partir de 2013 – vigência obrigatória em todo oterritório nacional. Cabe lembrar que esse “Novo Acordo Ortográfico” já se encontrava assinado desde 1990 por oito países que falam a língua portuguesa, inclusive pelo Brasil, mas só agora é que teve sua implementação.
A queixa de muitos estudantes e usuários da língua escrita é que, depois de internalizada uma regra, é difícil “desaprendê-la”. Então, cabe aqui uma dica: quando se tiver uma dúvida sobre aescrita de alguma palavra, o ideal é consultar o Novo Acordo (tenha um sempre em fácil acesso) ou, na melhor das hipóteses, use um sinônimo para referir-se a tal palavra.
5
A influência do inglês no nosso idioma agora é oficial. Há muito tempo as letras “k”, “w” e “y” faziam parte do nosso idioma, isto não é nenhuma novidade. Elas já apareciam em unidades de medidas, nomes próprios e palavras...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PT
  • fora pt
  • Pt
  • PTS
  • Pt
  • Pt
  • História do PT
  • Manual PTS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!