pt.grupo

1844 palavras 8 páginas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 9 REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo relacionar programas habitacionais no município de ALEGRETE RS.
No inicio do século XX, Inexistiam políticas habitacionais no BRASIL. Áreas ocupadas ilegalmente são frutos da ausência de políticas de habitação social.
As políticas habitacionais propostas foram ineficazes devido a fatores políticos, sociais, econômicos e culturais. O resultado atualmente é que mais de 82% da população brasileira é urbana.
Políticas habitacionais preocupadas em solucionar o problema é recente, sido implementado na constituição federal de 1988, e regulamentado pelo estatuto da cidade (2001), que regula o uso da propriedade urbana em pro do interesse coletivo e do equilíbrio ambiental.

2 DESENVOLVIMENTO
Em algumas sociedades tribais o conceito de habitação e moradia é comunitário, já em outras a moradia ou lar dá a idéia do privado, do intimo, onde o coletivo comunal fica de fora.
No BRASIL o problema da habitação já se arrasta a mais de um século; pois três fatores concorreram para isto, que foi: o termino da escravidão, o inicio da industrialização e a queda da lavoura cafeeira.
Ficando assim uma grande leva de pessoas em cidades sem infra-estrutura e planejamento para recebe-las adequadamente.
Somando-se a isto a política de atração de emigrantes europeus veio para agravar ainda mais a situação, pois o proletariado se viu, vivendo em cortiços de um quarto e banheiro comunitário.
Foi também nesta época fim do século XIX e inicio do século XX que surgiram as primeiras favelas como forma de oferecer habilitação as camadas mais pobres da população.
Em paises como o BRASIL aonde a industrialização chegou tardiamente, dificilmente as ações do governo tinham fundo social. Foi sempre baseado no

Relacionados